Checklist para varejo: possibilidades de uso

Antes de falarmos sobre a utilização do checklist para varejo e como um sistema de gestão apropriado pode otimizar essa prática, é importante que tenhamos bem definido o que significa o conceito de varejo e, para somar novos conhecimentos, saberemos também como surgiu essa modalidade no mercado.

De acordo com o site Novo Varejo, trata-se da venda de bens ou serviços de uma empresa a um consumidor para uso próprio, diferentemente do atacado que lida com a compra de mercadorias em larga escala.

Ainda segundo a mesma fonte, a origem do varejo data entre 9000 e 6000 a.C. com a prática do escambo, foi impulsionado pelos mercados da Grécia Antiga por volta de 8000 a.C. e aperfeiçoado em 2000 a.C., na China, quando surgiu o ábaco e com ele puderam contabilizar os ganhos.

No decorrer dos anos, outros marcos contribuiram significativamente para a expansão do varejo, por exemplo, a caixa registradora (1883), cartões de crédito e débito (década de 1920), e o início dos shoppings (1950). A partir de 1994 o setor também foi assolado pela era online e o e-commerce tomou conta de sites, redes sociais etc., fazendo com que as pessoas se aventurassem em uma nova modalidade de compra via internet.

Ufa! Acho que com todo esse contexto histórico podemos seguir a nossa jornada acerca do varejo!

Muitas pessoas acham que o varejo está diretamente relacionado aos supermercados, varejões (até por conta do nome bem parecido) e outros estabelecimentos envolvidos no setor alimentar. Mas não é só isso! De fato, o varejo tem um vasto catálogo de produtos tanto nas lojas presenciais, quanto no e-commerce. Veja alguns exemplos:

Lojas de departamento – ampla variedade de produtos e categorias, como vestuário, mobiliário, decoração, produtos eletrônicos, cosméticos, brinquedos, entre outros.

Supermercado – grande estabelecimento comercial de autosserviço e venda de mercadorias variadas (alimentos, produtos de limpeza e higiene, bebidas, artigos para casa etc.).

Hipermercado – é a combinação de um supermercado com uma loja de departamento, resultando em um ambiente bastante amplo e com diversas opções de produtos à venda.

Loja de conveniência – pequena loja de varejo que armazena itens do dia-a-dia, como mantimentos, doces, refrigerantes, tabaco, alguns produtos de higiene pessoal etc.

Superloja – apresenta área de vendas de até 5.000 m² e opera com um número de itens até 60% superior ao de um supermercado tradicional.

Sistema de Checklist para varejo: a inovação que funciona (e muito bem!)

Independentemente do tipo de varejo que você possui, muito provavelmente a maioria dos processos cotidianos serão os mesmos, principalmente se a sua loja faz parte de uma rede varejista, na qual a padronização é essencial.

Entre as tarefas rotineiras, podemos citar o controle da limpeza da loja e da boa higiene dos colaboradores; a verificação constante do estoque; o acompanhamento dos processos de atendimento ao cliente; a inspeção da conservação do local e da disposição correta dos produtos; a gestão de pessoas; o gerenciamento de documentos e tramites legais relacionadas à unidade.

É comum que uma lista de verificação, ou melhor, um checklist seja utilizado para conferir cada um dos itens citados acima e demais detalhes do ambiente de trabalho, a fim de garantir a qualidade da marca. O que mudou foi a forma de aplicação desse checklist – em diversas empresas, a prancheta com papel e caneta foi substituída por um sistema de gestão muito mais eficiente e versátil que permite a personalização do formulário, a criação de planos de ação e a geração de relatórios, por exemplo.

A partir da utilização de um sistema de gestão para varejo, todo o trabalho pode ser realizado de forma integrada, poupando tempo, aumentando a confiabilidade das informações e reduzindo o retrabalho. Ainda, o gestor terá uma visão clara sobre cada etapa do processo de vendas.

Módulo Checklist SULTS para varejo

SULTS: Checklist para varejo

O SULTS é um sistema de gerenciamento que atende não só redes de franquias, mas também redes de filiais, associações e redes de licenciamento. Se a sua rede corresponde ao setor varejista, o SULTS é uma ótima e qualificada opção para que você gerencie e inspecione todos os processos existentes no cotidiano da loja.

Como falamos muito acerca da aplicação de listas de verificação em redes varejistas, nada mais justo do que apresentar a você o Módulo Checklist da SULTS!

Com o sistema Checklist SULTS aplicado em redes de varejo, você poderá criar e personalizar seus próprios modelos para atender às demandas da sua rede. Todos os dados obtidos após a aplicação da lista de verificação em situações como inspeções e auditorias, por exemplo, ficarão armazenados em nuvem para que você acesse onde e quando quiser.

Após configurar o checklist, basta aplicá-lo de um smartphone, laptop ou tablet com acesso à internet. Depois disso, você terá em suas mãos informações valiosas a partir das quais você poderá criar planos de ação pertinentes e gerar relatórios detalhados sobre os procedimentos adotados.

Veja como funciona na prática:

  • Crie o checklist como quiser

Crie a sua lista de verificação online no SULTS a partir das suas necessidades. Personalize a seu critério: quantidade de questões, tipos de respostas etc.

  • Aplique e responda o checklist

Em campo, os consultores responderão ao checklist tendo em mãos computadores, tablets ou smartphones. Em cada resposta eles poderão inserir comentários, fotos e planos de ação.

  • Proponha planos de ação

Após a conclusão do checklist pelo supervisor, o plano de ação fica disponível aos responsáveis pela loja. Com isso, o supervisor também poderá monitorar o que está sendo feito ou não e em qual estágio se encontra o procedimento.

  • Finalize o checklist

O supervisor poderá validar ou rejeitar as mudanças na conduta de determinada unidade varejista provenientes do plano de ação proposto. Após finalizado o ciclo, o sistema disponibilizará relatórios para que seja feita a avaliação do desempenho da unidade avaliada. É MUITO FÁCIL!

Hoje nós conhecemos um pouco mais sobre o varejo – desde a origem até a consolidação – e entendemos como a aplicação de checklists é fundamental para garantir o bom funcionamento dos procedimentos existentes em diferentes tipos de lojas varejistas. Por fim, ficou evidente que a opção mais inteligente para essa prática é utilizar um sistema de gestão qualificado, como o SULTS!

Conheça mais 6 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Quer saber mais sobre o SULTS? Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment