Checklist de loja: o que é e para que serve?

Vamos entender o que é Checklist e como ele pode te ajudar a alavancar seu negócio

O Checklist é uma das ferramentas mais difundidas no mundo corporativo devido à necessidade de controle e gestão de qualidade. Trata-se de uma ferramenta imprescindível para criar listas de verificação, políticas, procedimentos e táticas para garantir que seus sistemas sejam aplicados de maneira padronizada, assegurando a qualidade da loja e também serve como base para a criação de um plano de ação para a unidade, caso haja demanda.

Numa rede de franchising, o checklist é fundamental e preventivo, pois evita uma série de eventuais falhas nos processos, além de melhorar a eficiência, a qualidade e a produtividade, tornando o produto/serviço cada vez melhor para o consumidor.

Checklist de loja: O que é e para que serve?

Quando devo usar uma lista de verificação (Checklist)?

Você deve estar se perguntando: qual o real sentido para utilizar um checklist e quando devo usá-lo?

O checklist é uma lista de verificação usada para avaliar alguns itens em diversas ocasiões com o intuito de verificar se tudo está indo conforme o planejado. Veja alguns exemplos:

  • Avaliar a padronização de fachada, de marketing, do visual da loja, conferir se a loja está limpa, se a equipe uniformizada;
  • Avaliar padrões de processos, por exemplo, se a equipe está atendendo conforme a rede determina, se o atendimento está sendo mesmo eficiente etc.;
  • Checar a documentação, analisar se os ambientes estão em conformidade, se o gestor daquela unidade está acompanhando os indicadores como deveria.

Esta checagem servirá para 3 ações fundamentais dentro de uma rede de franquias:

Para fazer uma inspeção

Verificar se está tudo certo, ou seja, se o serviço, produto ou processo está sendo cumprido dentro das normas e procedimentos da rede. Lembrando que a supervisão de lojas é essencial para manter o padrão de qualidade em suas unidades.

Para fazer auditoria

Após a checagem é possível auditar a loja onde foi feito o checklist, e até penalizar, caso ela não esteja seguindo os padrões, por exemplo.  Mas é importante destacar que o principal diferencial do checklist é verificar pontos de melhoria e gerar planos de ação para a otimização dos padrões, processos e qualidade de serviço. 

Para aplicar consultoria

Com uma lista de verificação em mãos, é mais fácil realizar uma consultoria com a loja, mostrando onde e como ela poderá obter melhores resultados. Nesse caso, a intenção não é penalizar a loja. O foco principal é, após a checagem, fornecer um feedback para o gestor da loja, identificando pontos de melhoria e outros itens relevantes.  

O que posso checar?

  • Área externa: se a fachada está ok, se a calçada está limpa;
  • Área interna: se a loja está devidamente organizada, limpa, climatizada, com tudo no lugar;
  • Colaboradores: se a loja está trabalhando com a quantidade de funcionários que foi estipulada pela rede, se eles estão usando uniformes, se estão barbeados e com higiene adequada;
  • Gondolas: se estão limpas, se a disposição de produtos ou serviços está adequada;
  • Processos: se os processos estão sendo seguidos corretamente, por exemplo, se a equipe está abrindo e fechando a loja no horário estipulado pela rede;
  • Estoque: reconhecimento do estoque atual, para provisionar os pedidos no tempo hábil;
  • Área de vendas: checar indicadores financeiros e sinalizar qual o indicador a ser acompanhado com mais atenção.

Não é novidade nenhuma que métodos ineficientes para verificação de qualidade e padrões de rede podem facilmente serem encontrados no mercado. É necessário estar atento, pois um checklist mal realizado pode acarretar os mais variados problemas para sua rede ou loja, problemas esses que acabam se tornando recorrentes na gestão de filiais e franquias.

Pensando nisso, criamos o SULTS CHECKLISTS, uma ferramenta de checklist que ajuda equipes externas a planejar, acompanhar e executar seu trabalho. É simples e fácil de usar, permitindo que você coloque todo o seu foco na qualidade de seu negócio. Ideal para garantir a qualidade operacional e estratégica de suas unidades, franquias, indústria ou operação.

Checklist de loja: O que é e para que serve?

Vantagens do SULTS CHECKLIST

  • Visitas a campo mais ágeis, pois a plataforma é fácil de usar, prática e eficiente;
  • Soluções das inconformidades: através do nosso painel inteligente, é possível acompanhar, em tempo real, o status de cada solução proposta para cada plano de ação;
  • Acompanhamento do progresso de cada checagem: nosso painel de agendamento permite que você acompanhe suas checagens em tempo real.

Esperamos que, com esse artigo, seus conhecimentos sobre quando e como aplicar um checklist, tenham se ampliado. Faça uso dessa ferramenta. Ela vai orientar você a melhorar e otimizar toda a performance da sua rede ou loja. Esse é o objetivo central de uma lista de verificações.

 

Conheça melhor o SULTS

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.

 

 

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