A abertura de novas unidades, com certeza, é sinal de expansão do negócio e do crescimento de uma marca que já foi validada no mercado. Mas, afinal, o que verificar? O que acompanhar para que não haja equívocos? A chave é ter o checklist de loja certo com as perguntas certas e tudo está resolvido! 

O início de novas implantações em uma rede de negócios, ainda que grandioso, carrega uma série de verificações para que seja implantada com sucesso e gere muito lucro. 

Por esse motivo, ter um checklist que acompanha esse processo e promove uma vistoria completa sem deixar “brechas” é o primeiro passo rumo a uma gestão de qualidade de todos os processos. 

Diante disso, neste artigo você vai descobrir a importância da escolha de um formato de checklist ágil, como estruturar essa lista de verificação inteligente, os benefícios dessa aplicação e muito mais. Confira! 

A unidade está sendo iniciada: como o formato de checklist de loja pode implicar nisso? 

Se este assunto te deixou curioso, é porque você está no caminho certo e porque não quer fazer parte dos seguintes dados, segundo a ABGD

  • 40% das empresas mantém seus arquivos em papel; 
  • 4 semanas/ano é o tempo que os gestores gastam procurando informações não digitalizadas; 
  • 2 horas/dia é o tempo que os gestores gastam procurando informações não digitalizadas; 
  • A cada 12 segundos um documento é perdido nas empresas. 

De forma clara, seguindo informações reais e experiências não positivas de outras empresas, o formato de checklists e coleta de dados em papel não é a melhor opção. 

E isso também se assemelha com o momento de abertura da loja – muitos pontos precisam estar bem alinhados, como organização, limpeza, atendimento, disposição dos colaboradores da loja, entre outros fatores. 

Mas agora imagina: se todos esses dados se perdem? Grandes equívocos podem ser gerados! 

Não é porque a implantação de uma nova loja demanda muita responsabilidade que ela precisa ser da forma mais difícil. 

Nesse caso, um checklist eletrônico pode facilitar o processo de observação dessa nova loja, desde a burocracia com os documentos até mesmo o dia da inauguração

O Checklist SULTS tem como objetivo justamente facilitar essa gestão de qualidade, além de ter formas de avaliação e resposta muito claras, através de respostas fechadas, abertas, por classificação em estrela, anexo de imagem, comentários e muito mais. 

Nós entendemos que o gerenciamento de perto possibilita o sucesso de toda a rede! 

Checklist de loja - mãos femininas teclando no notebook.

A estrutura de um checklist ideal para a abertura de lojas 

Se a melhor opção não é um checklist em formato de papel, por onde começar no checklist eletrônico? O que ele precisa ter? 

Talvez, essas possam ser as dúvidas iniciais, isso porque, além do formato, o conteúdo e o que será verificado também ditará se o checklist foi aplicado de forma eficiente. 

Vale lembrar que o objetivo da aplicação de qualquer checklist em qualquer área é o mapeamento dos processos e o acompanhamento de como eles têm sido desenvolvidos. Caso tenha sido realizados de forma incorreta deve haver a criação/aplicação de um plano de ação

Este plano de ação tem a finalidade de consertar os equívocos encontrados através de instruções a serem seguidas para o aprimoramento de determinado ponto. 

Nesse sentido, veja o que deve ser analisado em um checklist e esteja atento ao que pode ser acrescentado, considerando o cenário do seu negócio. 

Checklist de loja – Seção 1 | Ambiente 

Nesta seção, serão aplicadas perguntas para observação tanto do ambiente externo, quanto interno para garantir a excelência em todos os pontos de contato do cliente com a loja. 

Veja algumas perguntas essenciais:

  1. A área interna está organizada e limpa? 
  2. Os materiais estão organizados corretamente?
  3. As instalações elétricas estão em boas condições?
  4. O clima ambiente está agradável?
  5. A iluminação está adequada para realização das atividades?
  6. A exposição dos materiais de comunicação está de acordo com o padrão?
  7. Calçada está limpa?
  8. Há conservação da fachada?

Checklist de loja – Seção 2 | Segurança

Para garantia de segurança dos colaboradores da loja e dos clientes no momento de consumo dentro da loja, algumas questões devem ser verificadas. Confira! 

  1. As câmeras estão funcionando e cobrindo todos os pontos da loja?
  2. Os seguranças estão circulando pelo ambiente?
  3. Os alarmes estão funcionando corretamente? 
  4. Recursos e as saídas de emergência estão disponíveis sem nenhuma obstrução? 
  5. Há sinalização e placas de segurança? 
  6. Os procedimentos de segurança são seguidos na reposição de mercadorias? 

Checklist de loja – Seção 3 | Estrutura de serviço 

No próximo tópico, falaremos sobre o que observar em um atendimento, mas a estrutura com excelência para execução do serviço impacta diretamente. Então, o que deve ser observado nessa área? 

  1. Há os recursos necessários para realização de atividades? 
  2. Os equipamentos estão em boas condições? 
  3. Há EPI’s disponíveis aos funcionários? 
  4. Os EPI’s estão bem conservados e higienizados? 
  5. Há comunicação efetiva entre os setores interligados? 
  6. O caixa está com troco suficiente? 

Checklist de loja – Seção 4 | Atendimento 

Chegou o momento do contato direto com o cliente e isto precisa estar muito bem ajustado, já que ditará o ganho do cliente ou não nessa nova loja. Veja como o checklist pode ser aplicado e garantido a boa conduta!

  1. Os funcionários são proativos e solícitos com os clientes?
  2. Há a abordagem adequada no primeiro contato ao cliente? 
  3. Os colaboradores atendem os clientes com gentileza e educação?
  4. A comunicação entre funcionário e cliente é clara?
  5. Com a grande demanda de clientes, o atendimento é rápido e eficiente? 
  6. Os atendentes estão oferecendo cupom fiscal? 

Essas são listas para você se basear no momento de preparação do conteúdo do seu checklist e garantir que não ficará nenhum equívoco para trás

Além delas, é importante a gestão de estoque, verificação de início de dia, frente de caixa, entre outras. 

Mas, caso haja áreas específicas da nova loja em implantação, não deixe de adicionar e promover um acompanhamento qualificado! 

A importância do pós-checklist 

A aplicação de um plano de ação após identificar uma inconformidade é um dos pontos mais importantes para a garantia de um checklist eficiente.

No entanto, o acompanhamento da realização desse plano de ação também é fundamental para que a aplicação do checklist não se reduza a apenas uma visita à inauguração dessas lojas e, claro, para que o problema seja resolvido.

Esse acompanhamento é o que chamamos de pós-checklist. Vamos a um exemplo simples:

Suponhamos que, ainda que o ambiente interno e externo esteja adequado, a segurança esteja garantida e a estrutura do serviço completa, se o atendimento dos colaboradores não é suficiente para a experiência marcante do cliente, é necessário um plano de ação (urgente) para solucionar a situação.

Este plano de ação pode ser a promoção de mais treinamentos aos colaboradores e, na pós-aplicação do checklist, verificar se no dia da aplicação todos os colaboradores compareceram ou, por exemplo, se houve mudança na prática do atendimento e outras métricas. 

No SULTS, por exemplo, esse procedimento pode ser realizado de forma ágil a partir dos dashboards gerados pelos checklists aplicados.

Neles, a franqueadora pode verificar o que foi observado pelo aplicador por meio de comentários e respostas em texto, imagens, notas e até mesmo o plano de ação proposto em detalhes.

Isso garante que, além de uma aplicação de checklist inteligente e responsável, as inconformidades sejam resolvidas!

Checklist de loja - Duas mulheres atendendo público em uma cafeteria. Uma mulher é branca de olhos azuis e a outra é negra com cabelos crespos.

4 principais benefícios do checklist de loja aplicado à abertura de unidades

Após todas essas informações, não podemos negar que os benefícios serão inúmeros e garantem uma abertura de loja com qualidade! Veja quais são eles: 

Organização

Com a lista pronta do que precisa ser verificado, a organização é garantida e nenhum ponto é negligenciado no momento de mapeamento dos processos. 

Automatização de processos

De forma automática e padronizada, o checklist auxilia na automatização de processos e análise do desempenho dessas lojas. 

Redução de erros

A aplicação do checklist garante que todas as áreas estão sendo monitoradas e, com isso, os erros não serão ignorados, mas, pelo contrário, são aplicados planos de ação para o aprimoramento.  

Aumento de produtividade

A realidade não sendo mais os papéis e todos os métodos mais ultrapassados, com toda certeza, o aumento da produtividade será garantido! 

Viu só? O momento de abertura de loja não precisa ser o mais difícil. Com o checklist, a rotina de inspeção e aprimoramento da rede são facilitados.

Agora, aproveite para conhecer em detalhes o nosso checklist e também o depoimento dos nossos clientes sobre a utilização do SULTS na rotina operacional de diversas redes de negócio espalhadas pelo Brasil.