Auditoria e consultoria empresariais: diferenças e semelhanças

Provavelmente você já ouviu falar sobre a auditoria e a consultoria na empresa na qual você trabalha, mas você saberia dizer quais são as diferenças e as semelhanças entras essas práticas?

A primeira diferença é que quando falamos sobre auditoria empresarial, estamos falando sobre uma avaliação feita se forma sistemática por um profissional chamado auditor. O objetivo é analisar se os processos estão sendo realizados em conformidade com os objetivos pré-definidos pela empresa.

Já a consultoria é um serviço que tem o objetivo de identificar e solucionar os problemas da empresa, além de orientar a gestão do negócio. Trata-se de uma orientação para uma gestão eficiente e competitiva, de modo a melhorar a produtividade, o crescimento e a tomada de decisão.

Quando o auditor vai a campo, sua missão é analisar principalmente as operações contábeis para garantir à rede que os procedimentos estão sendo realizados de forma correta. Caso esse profissional detecte qualquer tipo de falha, ele deverá relatá-la no relatório para que um plano de ação seja criado a fim de resolver as demandas que podem prejudicar a empresa, caso não sejam resolvidas.

O consultor, por sua vez, possui um papel muito semelhante ao de conselheiro. Ele também pode ir a campo analisar a conduta de trabalho em determinada loja, mas a sua função é um pouco mais abrangente, porque ele acaba participando do plano de ação ao propor cursos, palestras, treinamentos e tudo que for preciso para solucionar os apontamentos obtidos durante a análise e confecção do relatório.

Quantos aos profissionais acima (auditor e consultor), eles podem ser internos ou externos. O mais comum é que no caso da consultoria empresarial algum colaborador da própria rede seja escalado para fazer a consultoria de campo devido ao seu vasto conhecimento dos objetivos do negócio. Já a auditoria é mais comum de ser terceirizada, visto que o olhar exterior e especializado no assunto pode trazer também grandes contribuições para o desenvolvimento saudável do empreendimento.

Se você está se perguntando se existe um momento exato para dar uma consultoria de campo e de recorrer à auditoria, a resposta é não. Pequenas, médias e grandes empresas precisam dessas práticas para garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Não adianta pensar que a auditoria ou a consultoria só contribuem para os momentos de dificuldade – se a sua empresa está indo de vento em polpa, vale a pena pensar na possibilidade de realizar uma consultoria de campo para entender um pouco melhor como os próprios colaboradores se sentem e se o empreendimento realmente alcançou o sucesso que tanto almeja.

Tanto o auditor, quanto o consultor precisam ser profissionais experientes, especialistas em determinado assunto. Nesse sentido, eles precisam de conhecimento o suficiente para analisar, compreender dados e propor os caminhos possíveis rumo à solução.

O consultor, especialmente, precisa de habilidades em comunicação. Além de ouvir os clientes e compreender os dados, um bom consultor também é capaz de expressar os seus pensamentos de forma clara e objetiva, tirando dúvidas de forma rápida e eficiente. Acrescentamos a isso, a paciência para saber ouvir e para ensinar também.

Quanto ao auditor, algo que é essencial à sua atuação é a imparcialidade e a mente aberta. Ninguém gosta de um árbitro com favoritismo ou de um auditor tendencioso. Os auditores são pagos para avaliar, entre outras coisas, o trabalho de outras pessoas. Portanto, não é preciso dizer que as opiniões pessoais de um auditor, ou parcialidades, devem ser mantidas sob controle.

Por fim, ambos os profissionais precisar de ferramentas de trabalho aptas para o trabalho. Já falamos da importância dos relatórios gerados no fim da visita, que guiarão o plano de ação da empresa e também sabemos que a lista de verificação, chamada também de checklist, é uma “mão na roda” em demandas como essas.

Falar em ferramentas aptas e que otimizam os processos do dia-a-dia é também falar em tecnologia. Atualmente existe no mercado sistemas de gerenciamento com módulos especializados em consultorias de campo, auditorias, supervisão de loja, entre outras situações semelhantes que necessitam de checklists online e que podem ser aplicados pelos smartphones ou tablets.

O mais completo desses sistemas é o SULTS! São mais de 15 módulos integrados para garantir que todos os processos e projetos da sua rede sairão do papel e farão a diferença nos índices de desenvolvimento do negócio. Claro que um dos módulos do SULTS é o Módulo Checklist que, além de ser muito prático de ser usar, também gera relatórios de análise.

Enfim, hoje falamos um pouquinho sobre em quais pontos a consultoria e a auditoria são semelhantes e em quais deles elas se divergem e também comentamos a respeito de formas de otimização dessas práticas: um sistema de gestão com módulos integrados e operacionais.

Então, aproveite esses momento para conhecer o SULTS!

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