Auditoria e consultoria: diferenças e semelhanças

Provavelmente você já ouviu falar sobre a auditoria e a consultoria na empresa na qual você trabalha, mas você saberia dizer quais são as diferenças e as semelhanças entras essas práticas?

A primeira diferença é que quando falamos sobre auditoria empresarial, estamos falando sobre uma avaliação feita se forma sistemática por um profissional chamado auditor. O objetivo é analisar se os processos estão sendo realizados em conformidade com os objetivos pré-definidos pela empresa.

Já a consultoria é um serviço que tem o objetivo de identificar e solucionar os problemas da empresa, além de orientar a gestão do negócio. Trata-se de uma orientação para uma gestão eficiente e competitiva, de modo a melhorar a produtividade, o crescimento e a tomada de decisão.

Quando o auditor vai a campo, sua missão é analisar principalmente as operações contábeis para garantir à rede que os procedimentos estão sendo realizados de forma correta. Caso esse profissional detecte qualquer tipo de falha, ele deverá relatá-la no relatório para que um plano de ação seja criado a fim de resolver as demandas que podem prejudicar a empresa, caso não sejam resolvidas.

O consultor, por sua vez, possui um papel muito semelhante ao de conselheiro. Ele também pode ir a campo analisar a conduta de trabalho em determinada loja, mas a sua função é um pouco mais abrangente, porque ele acaba participando do plano de ação ao propor cursos, palestras, treinamentos e tudo que for preciso para solucionar os apontamentos obtidos durante a análise e confecção do relatório.

Quantos aos profissionais acima (auditor e consultor), eles podem ser internos ou externos. O mais comum é que no caso da consultoria empresarial algum colaborador da própria rede seja escalado para fazer a consultoria de campo devido ao seu vasto conhecimento dos objetivos do negócio. Já a auditoria é mais comum de ser terceirizada, visto que o olhar exterior e especializado no assunto pode trazer também grandes contribuições para o desenvolvimento saudável do empreendimento.

Se você está se perguntando se existe um momento exato para dar uma consultoria de campo e de recorrer à auditoria, a resposta é não. Pequenas, médias e grandes empresas precisam dessas práticas para garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Não adianta pensar que a auditoria ou a consultoria só contribuem para os momentos de dificuldade – se a sua empresa está indo de vento em polpa, vale a pena pensar na possibilidade de realizar uma consultoria de campo para entender um pouco melhor como os próprios colaboradores se sentem e se o empreendimento realmente alcançou o sucesso que tanto almeja.

Tanto o auditor, quanto o consultor precisam ser profissionais experientes, especialistas em determinado assunto. Nesse sentido, eles precisam de conhecimento o suficiente para analisar, compreender dados e propor os caminhos possíveis rumo à solução.

O consultor, especialmente, precisa de habilidades em comunicação. Além de ouvir os clientes e compreender os dados, um bom consultor também é capaz de expressar os seus pensamentos de forma clara e objetiva, tirando dúvidas de forma rápida e eficiente. Acrescentamos a isso, a paciência para saber ouvir e para ensinar também.

Quanto ao auditor, algo que é essencial à sua atuação é a imparcialidade e a mente aberta. Ninguém gosta de um árbitro com favoritismo ou de um auditor tendencioso. Os auditores são pagos para avaliar, entre outras coisas, o trabalho de outras pessoas. Portanto, não é preciso dizer que as opiniões pessoais de um auditor, ou parcialidades, devem ser mantidas sob controle.

Por fim, ambos os profissionais precisar de ferramentas de trabalho aptas para o trabalho. Já falamos da importância dos relatórios gerados no fim da visita, que guiarão o plano de ação da empresa e também sabemos que a lista de verificação, chamada também de checklist, é uma “mão na roda” em demandas como essas.

Falar em ferramentas aptas e que otimizam os processos do dia-a-dia é também falar em tecnologia. Atualmente existe no mercado sistemas de gerenciamento com módulos especializados em consultorias de campo, auditorias, supervisão de loja, entre outras situações semelhantes que necessitam de checklists online e que podem ser aplicados pelos smartphones ou tablets.

O mais completo desses sistemas é o SULTS! São mais de 15 módulos integrados para garantir que todos os processos e projetos da sua rede sairão do papel e farão a diferença nos índices de desenvolvimento do negócio. Claro que um dos módulos do SULTS é o Módulo Checklist que, além de ser muito prático de ser usar, também gera relatórios de análise.

Enfim, hoje falamos um pouquinho sobre em quais pontos a consultoria e a auditoria são semelhantes e em quais deles elas se divergem e também comentamos a respeito de formas de otimização dessas práticas: um sistema de gestão com módulos integrados e operacionais.

Você já conhece o SULTS?

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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