Você poderia até não saber que se chamavam ativos digitais, mas é quase uma certeza que você lida com diversos tipos de arquivos diariamente – das fotos pessoais até os relatórios de análise em seu trabalho.
Hoje, no período pós-digital, a presença da tecnologia é tão ampla e onipresente que, na maior parte do tempo, nem notamos que ela está ali.
Nesse sentido, embora você gerencie ativos digitais a todo momento, é muito provável que esse termo seja novo em seu vocabulário.
Mas não se preocupe. Neste artigo você vai entender melhor esse conceito, bem como suas características principais, benefícios e muito mais. Confira!
Afinal, qual a melhor definição para ativos digitais?
Ativos digitais são recursos como imagens, apresentações, PDFs, vídeos, textos, códigos de softwares, templates, blogs, perfis em redes sociais, tokens, criptomoedas e uma série de outros arquivos que estão disponíveis no ambiente eletrônico e que têm valor para alguém e/ou para uma organização.
Esses recursos intáteis podem ser tranferidos, armazenados e até mesmo comercializados através do meio eletrônico, como no caso das criptomoedas e dos ativos imobiliários, por exemplo.
Pensando nos investimentos, a importância dos ativos digitais está diretamente relacionada à acessibilidade das aplicações financeiras.
São esses ativos que trouxeram um processo menos burocrático e bem mais simples para o público interessado no universo dos investimentos, ampliando o alcance de pessoas pela facilidade e também pela praticidade de ser realizado no ambiente digital.
No contexto empresarial, os ativos digitais são essenciais para atrair e conquistar os públicos internos e externos.
Ou seja, eles funcionam tanto para garantir uma comunicação interna assertiva e sem ruídos por meio da troca de informações e dados, quanto para campanhas de marketing e outras ações que tenham como objetivo atingir o público externo (clientes, fornecedores, investidores etc.).
A importância dos ativos para o contexto organizacional
Os ativos digitais têm grande importância no cenário empresarial, porque são estratégicos para diversas áreas, como financeiro, gestão de pessoas, marketing, vendas, sucesso do cliente etc.
Considerando, especialmente, o setor de marketing e relacionamento com o cliente, os recursos têm um valor ainda maior.
Com o público cada vez mais presente no ambiente virtual, os conteúdos publicados em sites, blogs e redes sociais passam a ter ainda mais relevância dentro das técnicas de posicionamento de marca no marketing digital.
(Leia também: Por que o marketing de conteúdo é tão promissor?)
O que queremos dizer com isso é que qualquer ativo digital se torna parte do patrimônio da empresa, assim como qualquer outro elemento físico.
Por essa razão eles devem ser gerenciados com excelência e utilizados em consonância com os objetivos estratégicos da organização, seja nas ações internas ou externas.
DAM: A gestão de ativos digitais
Por serem arquivos digitais, as empresas têm se preocupado cada vez mais com o gerenciamento desses dados.
Nesse sentido, o Digital Asset Management (DAM) ou, simplesmente, a gestão de ativos digitais envolve todos os cuidados com os ativos em um ambiente virtual, desde o armazenamento até o processamento e a organização das informações.
Esse gerenciamento é realizado por meio de ferramentas específicas como sistema operacionais que garantem o controle e o acesso desses recursos por meio da definição de logins e senhas.
Assim, podemos dizer que um sistema DAM é também um diretório de arquivos, responsável por manter os ativos organizacionais centralizados para que sejam acessados pelos usuários a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma segura.
Quais são os tipos de DAM?
Dentro do universo do gerenciamento de ativos digitais, vale destacar que um sistema DAM possui algumas classificações.
Elas variam de acordo com o tipo de ativo digital gerenciado pela ferramenta.
Vejamos quais são essas classificações:
- Gerenciamento de ativos de marca: auxilia com a gestão estratégica de dados relacionados ao marketing e à publicidade e das informações voltadas para as vendas;
- Gerenciamento de ativos de produção: inclui ativos de dados digitais específicos da produção e da execução de projetos da empresa, ou seja, todo o aparato necessário para planejar as atividades; e
- Gerenciamento de ativos de biblioteca: é responsável pela organização dos ativos, reunindo-os de forma sistemática e lógica para facilitar a navegação na ferramenta.
5 benefícios do sistema de gestão de ativos digitais
A gestão de ativos digitais por meio de um software DAM pode otimizar diferentes processos dentro da empresa, revolucionando a forma de armazenar e disponibilizar arquivos no dia a dia da operação.
Veja quais são os 5 benefícios principais dessa ferramenta:
1. Agilidade no fluxo de trabalho
O sistema de gerenciamento de ativos digitais permite aos usuários acessar os recursos de maneira mais simples e ágil.
Isso pode ser percebido na hora de pesquisar, baixar, visualizar ou carregar o determinado arquivo dentro do sistema.
As soluções DAM oferecem diferentes maneiras de navegar pelos seus recursos digitais. A mais tradicional delas é por meio de um sistema de pastas.
Cada ativo é colocado em uma pasta específica que facilita a organização e o acesso dos usuários.
Vale mencionar, também, que o sistema de filtros também contribui para tornar o trabalho mais ágil, pois o usuário consegue encontrar o que precisa por meio do nome do arquivo.
2. Maior controle no acesso às informações
Ao trabalhar com informações relacionadas ao funcionamento da empresa, é muito importante garantir que o acesso seja feito somente por quem realmente seja o responsável pela tarefa.
Sejam dados sigilosos ou não, o acesso descuidado por outros usuários pode ensejar erros, como alterações ou até mesmo exclusões acidentais de arquivos.
Nesse sentido, o DAM pode ser empregado para controlar o acesso dos usuários. Assim, determinados projetos e recursos só poderão ser acessados por profissionais habilitados.
3. Compartilhamento de arquivos
Em um projeto multissetores que envolva diferentes colaboradores, um sistema DAM é ideal para garantir a facilidade no compartilhamento de arquivos.
A partir da ferramenta, equipes inteiras podem acessar, modificar e salvar materiais a partir de diferentes estações de trabalho.
Todas essas modificações são compartilhadas automaticamente, permitindo que outros profissionais retomem o trabalho a partir do ponto em que foi deixado.
4. Economia de tempo
Um sistema DAM contribui para a economia de tempo uma vez que centraliza os arquivos e pastas em um único lugar e facilita a busca desses recursos por meio dos filtros de busca.
Com isso, os colaboradores terão tudo o que é necessário para realizar um trabalho de excelência, focando na tarefa de realmente importa.
5. Melhor aproveitamento das equipes
Além de todos os benefícios apresentados, um software de gestão de ativos digitais permite que as equipes se concentrem em trabalhos mais relevantes e enriquecedores para o negócio.
Quando o time tem todas as ferramentas que precisam para realizar suas atividades, ele se torna mais engajado e sente mais motivação em atingir o objetivo estabelecido. Dessa forma, todos saem ganhando.
7 softwares para gestão de ativos digitais que você precisa conhecer
1. Yapoli
Yapoli é uma plataforma DAM e SaaS de gestão de arquivos digitais com inteligência artificial pensada e criada para otimizar e escalar conteúdos e informações dos produtos da indústria e grandes corporações de forma centralizada, segura, prática, rápida, inteligente e mensurável.
2. Filecamp
O Filecamp é um software de gestão de ativo digital (DAM na sigla em inglês) baseado na nuvem que ajuda as empresas a organizar e compartilhar mídia digital, como imagens, vídeos e diretrizes da marca.
O Filecamp tem usuários ilimitados em todos os planos e cada usuário é configurado com seu próprio conjunto de permissões de usuário e pasta.
3. Frontify
O Frontify é um sistema centralizado para todos os ativos digitais, no qual qualquer pessoa pode encontrar exatamente o que está procurando de forma simples, clara e eficiente.
A plataforma baseada na nuvem combina gestão de ativos digitais, diretrizes da marca, colaboração criativa e modelos de design e impressão em uma mesma ferramenta fácil de usar.
4. Paperflite
O Paperflite é uma plataforma de gestão de conteúdo de vendas e material promocional. Com o Paperflite, as equipes de marketing podem selecionar, organizar e distribuir conteúdo para equipes de vendas, equipes de sucesso do cliente e parceiros de canal.
O Paperflite fornece análise de engajamento em tempo real da interação de usuários internos e externos com o conteúdo, para que os representantes de vendas possam priorizar leads e saber quando fazer o acompanhamento.
5. Flipsnack
Flipsnack é uma ferramenta de publicação online, baseada em navegador, usada por pessoas de todo o mundo para criar e publicar catálogos digitais, revistas, folhetos, portfólios, relatórios, álbuns de fotos, jornais e muitos outros tipos de publicações.
6. Bynder
Bynder é a maneira mais fácil de gerenciar os ativos digitais profissionalmente. As equipes ficam alinhadas para fazer edições e aprovações colaborativas em tempo real, compartilhar e armazenar arquivos, além de formatar automaticamente canais e tipos de arquivos.
Ele fornece um portal central baseado na nuvem para todos os materiais e mensagens da marca da empresa.
7. Disco Virtual SULTS
O Disco Virtual do SULTS é o sistema mais seguro para o compartilhamento de arquivos entre equipes e colaboradores da sua empresa.
O armazenamento em nuvem proporcionado pela plataforma reúne todos os documentos e demais ativos pertinentes à rotina operacional para otimizar o fluxo de trabalho.
Além disso, para personalização de peças publicitárias o SULTS conta com outra ferramenta, o módulo de Marketing.
E aí, o que você achou do conteúdo? Sem dúvidas os ativos digitais são parte super importante de uma organização que almeja crescimento por meio de uma comunicação interna transparente e de projetos bem estruturados.
Pense bem sobre as opções de sistemas de gerenciamento que indicamos e escolha aquela que estiver mais alinhada às estratégias do seu negócio.
Para ajudar nessa pesquisa, confira os depoimentos de clientes que utilizam o SULTS.