Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre MRP I e MRP II e suas diferenças. Entretanto, essas soluções tecnológicas são funcionais e capazes de aliviar a gestão de estoque, automatizar pedidos e evitar desperdícios.

Elas devem ser empregadas conjuntamente ao ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema que integra todas as áreas de uma empresa, tanto de uma perspectiva funcional quanto sistêmica. Cada função dos três tipos de tecnologia (ERP, MRP I e MRP II) é complementar.

Portanto, todos esses tópicos são de extrema importância e valor para gestão e equilíbrio de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. 

O que você precisa saber sobre as diferenças entre o MRP I e o MRP II? 

É fato que o MRP I tem o poder de ajudar na organização do seu negócio, já que é um sistema que é encarregado de prever a quantidade de materiais necessários na linha de produção para atender a uma determinada demanda.

O sistema tem a capacidade de realizar cálculos complexos, os quais consideram o volume da produção, o tempo de fabricação e as matérias-primas usadas.

No entanto, por mais que isso seja muito necessário e eficiente, o MRP II conta com uma atualização de todos esses benefícios e de alguns outros, como planejamento de vendas, negócios, operações, requisitos, capacidade de estoque e integração fácil à soluções modernas.

Ou seja, o MRP II permite antecipar exigências futuras com base no histórico de compras da organização. Ou seja, esse sistema não apenas automatiza as aquisições como gera sugestões de listas posteriores.

Dessa forma, esses sistemas se adequam a determinados níveis de um negócio e, com certeza, o seu desempenho terá êxito na sua adoção correta, seja em um estágio mais inicial ou outro mais avançado.

Quais são as vantagens que ambos os MRP’s trazem? 

A utilização do MRP em uma empresa do ramo industrial é indispensável para ter uma empresa de mais qualidade e uma gestão de materiais mais eficiente, com minimização das quantidades de estoques, com otimização, sem impactar em prazos de entrega, e portanto menor imobilização de capital de giro em materiais parados no estoque. Entre os principais benefícios podemos citar:

  1. Redução dos níveis de estoque;
  2. Cálculo das necessidades de produção e compras de matérias-primas e componentes, através de um sofisticado processo que chamamos de BOM (Bill Of Materials), gerando também ordens de produção, empenhos de estoques e solicitação de compras;
  3. Aumento da capacidade de atendimento;
  4. Gestão mais eficiente das ordens de produção e ordens de compras;
  5. Redução nos índices de atrasos;
  6. Maximização no uso dos recursos de um período de tempo, através de um melhor sequenciamento das ordens nos recursos;
  7. Cálculo mais preciso do ponto de reposição dos diversos itens comprados e fabricados, levando-se em conta estoque mínimo, fluxo de consumo e lead times de entregas;
  8. Movimentação mais ordenada e otimizada dos materiais no chão de fábrica
  9. Gestão dos locais de estoques (armazéns e almoxarifados) e endereçamentos dos materiais em cada local.

Portanto, são inúmeros os benefícios, dado que o controle de todo processo de produção é bastante complexo, pois depende de fatores internos (recursos produtivos), e fatores externos (fornecedores de materiais e serviços), sendo que o MRP ajuda justamente a sincronizar os fluxos internos com os fluxos externos.

Quando usar cada um dos sistemas? 

Por mais que houve o aprimoramento e a atualização do MRP I por 20 anos, o uso de um ou outro sistema irá depender da complexidade das suas necessidades ou até mesmo do estágio em que sua empresa se encontra. 

Se optar pelo MRP II, você resolve diversos problemas, desde a chegada da matéria-prima ao seu estoque até a entrega do produto acabado. Caso o investimento pareça muito alto para você, ou se as suas necessidades de operacionalização de estoque e compras são muito simples, opte pelo MRP I.

No entanto, o mais importante é saber que esse sistema fará grande diferença em otimização e organização no seu processo.

MRP I e MRP II - SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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