A margem líquida é mais uma métrica que sua empresa não pode deixar de saber, visto que ela funciona como um indicador do desempenho da gestão do negócio.
Por isso, nesse artigo traremos a definição do termo, suas principais características e benefícios, sua funcionalidade e ainda te ensinaremos a calcular a margem líquida do seu empreendimento.
O que é a margem líquida?
Margem líquida se refere à parte, em porcentagem, da receita total, que equivale ao lucro líquido de um negócio negócio. Ou seja, de todo o valor recebido, quanto equivale ao lucro obtido, ultrapassando o investimento feito.
Pode-se observar a margem líquida da empresa em períodos, como trimestres, ou até mesmo anualmente. Isso depende de como o empreendimento está trabalhando e com qual finalidade está colhendo esses dados.
Vale lembrar que é necessário cruzar informações para se obter uma análise completa e detalhada a respeito do desempenho do negócio. Por isso, é necessário que você conheça outras métricas e saiba quais fatores influenciam em cada uma, sendo a margem líquida uma delas, responsável por demonstrar diversos pontos importantes.
Quanto mais uma empresa consegue agregar valor em seus processos, tornando-os mais rentáveis, maior será a lucratividade e, consequentemente, a margem líquida. Após retirar todo o valor destinado ao pagamento das despesas e de impostos, o que resta é o lucro líquido da sua empresa, que é calculado nesse indicador.
Qual a funcionalidade e benefícios da margem líquida?
Essa métrica demonstra alguns dados importantes a respeito do negócio. Sabendo a margem líquida, é possível ter uma noção de como está a gestão e se é um negócio benéfico e lucrativo. Esse indicador é muito útil para pessoas que desejam investir em algum negócio e precisam saber se é uma boa decisão ou se a concorrência está com maior vantagem.
A própria empresa pode utilizar essa margem líquida como um parâmetro, verificando se suas ações estão trazendo mais rentabilidade do que as da concorrência. Caso a sua margem esteja menor, é possível associar a outras métricas e verificar quais setores do negócio estão precisando das devidas melhorias.
Como calcular a margem líquida do meu negócio?
Para calcular a margem líquida, é necessário dividir o lucro líquido pela receita líquida, em um mesmo período de tempo.
ML = (LL/RL) x100. O ML é margem líquida, LL é lucro líquido e RL é receita líquida.
Utilizando essa fórmula, em que se multiplica por 100, o valor alcançado já sairá em porcentagem.
Exemplo: Uma determinada marca teve uma receita líquida de 100 mil e lucro líquido de 30 mil. Fazendo o cálculo, temos:
ML= (30/100) X 100
ML= 0,3 X 100
ML= 30%
Qual a diferença entre margem líquida e margem bruta?
A margem bruta é a diferença entre o valor obtido na venda do produto e o quanto foi gasto produzindo-o. Já a margem líquida desconsidera também os valores gastos com impostos e todas as outras despesas relacionadas.
Além desses dois, há também a margem de contribuição, que se refere ao valor que o empreendimento destina para pagamento de contas fixas e produção.
Em qual empresa investir?
Se você busca investir em algum negócio, opte por aqueles que estão apresentando vantagens em sua margem líquida, pois esses possuem maiores chances de continuarem sendo investimentos mais lucrativos e que possuem uma segurança maior caso o mercado se modifique de forma brusca ou de surpresa.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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