Você já ouviu falar em Análise SWOT?
Trata-se de uma das mais conhecidas ferramentas de planejamento estratégico. Philip Kotler, considerado por muitos o “pai do marketing”, define o termo como:
“A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats).”
Mas, traduzido em língua portuguesa do Brasil, o termo para designar essa mesma estratégia é outro – FOFA – que significa Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
A Análise SWOT foi desenvolvida na década de 1960 por Albert Humphrey que, na Universidade de Stanford, liderou um projeto de pesquisa no qual analisou e cruzou sistematicamente os dados das 500 maiores corporações relatadas pela revista Fortune da época.
Para isso, Humphrey utilizou um método que, rapidamente, se transformou em um exercício utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias empresariais.
A Análise SWOT é um sistema simples de análise. Ela visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação.
E, devido a sua simplicidade metodológica, pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de ambiente interno e externo, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional.
Análise SWOT nos ambientes internos e externos da empresa
Ambiente interno
Sabemos que o ambiente interno é formado por um conjunto de departamentos – recursos humanos, financeiro, marketing, entre outros.
Com isso, é possível identificar os pontos fortes e os pontos fracos de todos os processos envolvidos no dia a dia corporativo.
A metodologia SWOT, internamente, ajuda a otimizar procedimentos e, consequentemente, a administrar, de forma estratégica, todos os projetos do negócio.
Ambiente externo
Já no ambiente externo, existem outros fatores que excedem os limites da organização. A análise nessa perspectiva é dividida em fatores macro ambientais (questões políticas, demográficas, tecnológicas, econômicas etc.) e fatores micro ambientais (fornecedores, parceiros, consumidores etc.) que também devem ser acompanhados e considerados no momento do planejamento estratégico.
Alguns dos objetivos da Análise SWOT
Alguns dos objetivos da aplicação da metodologia SWOT, segundo o blog HEFLO, são:
- Efetuar uma síntese das análises externas e internas.
- Identificar itens chave para a gestão da organização, o que implica estabelecer prioridades de atuação.
- Preparar opções estratégicas: riscos e problemas a resolver.
- É através da análise que conseguimos o diagnóstico da empresa: fortalecimento dos pontos positivos, indicação de quais pontos devem melhorar, chances de crescimento, aumentando das oportunidades etc.
- Realizar previsão de vendas em conformidade com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral.
- Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – integração e padronização dos processos, eliminação de redundância e foco na atividade principal.
- Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) – fiabilidade e confiança nos dados, informação imediata de apoio à gestão e decisão estratégica e redução de erros.
E aí, está pronto(a) para aplicar a análise SWOT na sua empresa?
Para te ajudar nessa jornada, preparamos um brinde para você. Clique aqui e faça o download de um modelo da tabela SWOT prontinho para que você utilize na sua empresa. Combinado?!
Aproveite a sua visita em nosso blog para ficar por dentro do Business Intelligence.
Até a próxima!
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!