Quais são suas técnicas de venda?

Geralmente, o consumidor decide fechar contrato/ realizar uma compra a fim resolver um problema. Por isso, um bom vendedor é considerado um solucionador de problemas.

Um bom vendedor precisa, em primeiro lugar, ter a escuta ativa para entender qual é a demanda do cliente e como ele poderá ajudar de forma efetiva na correspondência dessa demanda. Depois disso, conhecer algumas técnicas de venda inteligentes pode ser um diferencial para efetivar a compra.  

Todo vendedor, empreendedor, empresário ou a própria empresa já se fez perguntas como, “O que eu preciso fazer para vender mais?”, “Eu tenho errado em algo e não estou percebendo?”, “Como posso fidelizar mais clientes?” ou  “Quais técnicas de venda eu preciso aprender mais?”. 

Se você já se fez essa pergunta em algum momento da jornada da sua empresa, você está no caminho certo! 

Isso porque, de maneira implícita, você já percebeu que é necessário técnicas, estratégias e intencionalidade em cada uma delas para concretizar a venda, e não apenas vender por vender. 

O cliente, por mais que ele deseje o produto ou o serviço, ele sempre estará carregado de objeções, ou seja, se o vendedor não for dotado de conhecimento em como quebrá-las, a chance de perder a venda é grande. 

Por esse motivo, é de suma importância dominar estratégias que irão alavancar e acelerar os resultados da organização. Confira: 

3 técnicas de venda valiosas para o seu negócio

1. Técnica de venda: Ouça o que o seu cliente precisa 

Normalmente, quando alguém chega em uma loja física ou em uma virtual, qual é a pergunta de um atendente? 

Certamente, você deve ter lembrado que é algo parecido como “Bom dia/ Boa tarde/Boa noite! Em que eu posso te ajudar?” e em seguida o cliente revela quais são as características deste produto ou serviço que ele procura. 

Nesse primeiro momento é fundamental ouvir a necessidade desse cliente por, justamente, o vendedor ou a empresa ser o fornecedor da solução que ele precisa. 

Ouvir com atenção as características desse pedido fará você enxergar o seu produto que atende às necessidades desse cliente e envolvê-lo com uma estratégia de narração que fará ele se encantar pelo produto ou serviço que você tem para oferecer. 

2. Envolva o seu cliente no storytelling 

Após ouvir o seu cliente e saber a necessidade dele, agora a “bola” está com você. Quais serão os passos para não deixar o cliente ir embora com o pedido vazio? 

A boa e grande estratégia é envolvê-lo com um storytelling que vende mais, isto é, contar o poder que esse produto ou serviço tem para solucionar e atender as necessidades do cliente. 

Ao narrar e mostrar os atributos da sua solução ao cliente, há várias formas a serem adotadas, mas uma muito eficaz é de “cases de sucesso” ou “remarketing”. 

Nomenclaturas diferentes, mas com a mesma função, os cases de sucesso ou o remarketing é você apresentar o produto ou serviço evidenciando como foi a experiência de outra pessoa com ele, sendo importante mostrar resultados advindos de “antes” e “depois” de ter acesso ao produto. 

Frente a isso, o possível comprador desse produto ou serviço irá querer ser mais um exemplo ou case de sucesso para contar a história ou ter a mesma experiência. 

3. Estabeleça uma relação de confiança com o cliente

A fidelização do cliente é tão importante quanto a prospecção. Ou seja, sempre mantenha o contato e o acompanhamento com o cliente, dando motivos pelo qual a sua empresa e os seus produtos e serviços são ideal para solução de problemas dele. 

Isso, além de sempre abrir portas para que ele consuma mais produtos e serviços na empresa, criará um vínculo de confiança com o cliente, pois ele sabe que sempre poderá contar com a sua empresa para ajudá-lo.

O “mundo” das vendas não é simplesmente oferecer um produto e do outro lado o cliente comprar. Estabelecer confiança e fidelização é uma construção com técnicas de valor que realmente funcionam na prática.

Conheça o SULTS CRM para potencializar as vendas

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.