Sempre falamos aqui no blog que no modelo de negócio do franchising, um dos pilares essenciais para o sucesso da rede é a padronização de processos. Hoje, falaremos de outro tema fundamental: a cultura de melhoria contínua.

Uma vez que a sua organização se expandiu em uma rede de múltiplas unidades, é importante garantir que todas estejam alinhadas para manter o padrão de qualidade estabelecido

Quando trabalhadas de forma conjunta, a padronização e a cultura de melhoria contínua promovem processos e projetos cada vez mais otimizados, além, é claro, de clientes cada vez mais felizes com experiências inesquecíveis.

Implementar, portanto, essa cultura em todas as unidades é uma estratégia que promete resultados cada vez melhores. 

Para saber mais sobre esse assunto e como ele pode ser um diferencial em sua rede de negócios, finalize a leitura desse artigo! Veja:

  • 3 pilares que formam a cultura de melhoria contínua nas redes de franquia
  • 4 passos implementar a cultura de melhoria contínua na sua rede

3 pilares que formam a cultura de melhoria contínua nas redes de franquia

A melhoria contínua, também chamada de “kaizen” – um termo chinês que tem como significado “mudança para melhor” – consiste em realizar esforços constantemente para atingir determinado objetivo.  

Esse termo surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, momento no qual o país se encontrava devastado e necessitava de atitudes que promovessem melhoria para aquele local. 

Sabendo disso, aplicado às franquias, a cultura de melhoria contínua deve estar implementada a fim de que todas as unidades se empenhem constantemente para serem melhores, para que obtenham resultados cada vez mais positivos e gerem mais autoridade para a marca.

Para isso, veja 3 pilares essenciais para impulsionar a cultura de melhoria contínua em sua organização empresarial:

Continuidade

É importante que todos os colaboradores da empresa, independente dos cargos que ocupam, compreendam que esses esforços devem acontecer de forma constante. Tudo pode ser melhorado!

Mudança cultural

A cultura de melhoria contínua requer uma mudança de pensamento em relação a conceitos tradicionais. Por isso, a partir da implementação dessa estratégia, a cultura organizacional também precisa ser atualizada, a fim de que todos estejam engajados e empenhados na mudança.

Benefícios para todos

Ao promover melhorias em um processo, todas as unidades poderão reproduzir a otimização e oferecer produtos/serviços de mais qualidade. Dessa forma, não só as unidades, mas toda a rede tem muito a ganhar. É um trabalho coletivo que beneficia todos os envolvidos.

4 passos implementar a cultura de melhoria contínua na sua rede

Entendendo que a melhoria contínua é uma estratégia promissora, é preciso, neste momento, entender como aplicá-la de forma funcional e assertiva. Confira: 

1° passo: defina as equipes

A excelência das equipes de coordenação das unidades das redes de franquia ditam o sucesso de cada uma!

Assim, para a cultura de melhoria contínua é preciso ter gestores e uma equipe aliada que contenham o mesmo pensamento de aprimorar a rede por meio dos produtos de qualidade oferecidos aos clientes.

2° passo: estimule o estudo e a elaboração de projetos

Times de colaboradores que estão em constante evolução através do conhecimento e que buscam aplicá-lo de forma funcional no ambiente de trabalho são essenciais. 

Já que o mercado de trabalho está em constante evolução, é indispensável que os franqueadores estejam “munidos” de informações e conhecimentos diferenciais que possam gerar projetos de otimização para todas as unidades

3° passo: torne prioridade a importância da execução dessas ações

Sabemos que a cultura de melhoria contínua deve ser alimentada dia a dia, para que o comportamento de pensar em novas formas de trabalho seja um hábito.

Assim, executar ações que fomentam essa melhoria, mesmo que sejam simples, deve ser prioridade em todos os times.

4° passo: conscientize a essencialidade de avaliação e correção constante

Estar em constante análise, como já propõe a melhoria contínua, de avaliação e correção do que é feito nas redes de franquia é uma atitude assertiva

Isso porque observar o que tem trazido benefícios, mas também o que tem impedido de chegar até eles é uma ação simples que muitas empresas que buscam o avanço não realizam por pensar ser algo banal. 

Grandes melhorias acontecem com análise, estudo, avaliação e correção de equívocos que muitas vezes não estão claros!

Estimular a cultura de melhoria nas redes de franquia é aumentar as chances de ser destaque positivo no mercado, ganhando autoridade e maiores lucros. Os clientes estão sempre me busca das melhores soluções, por isso essa estratégia deve fazer parte de uma organização bem sucedida.

Cultura de melhoria contínua - imagem de uma das telas da universidade corporativa do sistema SULTS.

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