Nesse artigo, você entenderá porque o Dropshipping tem sido cada vez mais utilizado por empresas e é uma grande aposta para o setor logístico. Aqui, falaremos sobre o conceito e suas características, além de todo o processo de funcionamento.

Um grande ponto que precisa ser pensado por uma empresa que oferece produtos é a logística de entrega, visando aproveitá-la da melhor forma. Dito isso, o Dropshipping é uma estratégia muito interessante, uma vez que tira essa preocupação das mãos do empreendimento.

Sobretudo tratando-se de negócios online, o Dropshipping auxilia na redução de custos e por isso é uma ótima alternativa, além de permitir que o negócio não tenha que pensar na organização do estoque e da logística, podendo concentrar suas energias em outras áreas que estão necessitando de atenção.

O que é dropshipping?

Dropshipping vem de “drop” que significa largar e “shipping” remessa, em inglês. Somente por essa tradução já podemos ter uma ideia do que se trata esse conceito, mas vamos aprofundar um pouco mais.

Anteriormente, falamos que no Dropshipping a empresa deixa de se preocupar com estoque e logística, certo? Isso se deve ao fato de o negócio terceirizar esses processos, não precisando de um estoque próprio, já que ele pode ficar por conta dos fornecedores, assim como a entrega.

Se você entrar no site da Amazon, poderá ver logo abaixo do botão de compra os seguintes

termos:

– Vendido por:

– Entregue por:

E isso é justamente o que acontece no Dropshipping. Várias empresas podem oferecer seus produtos no site, inclusive empresas internacionais como ocorre nos sites da Amazon, Mercado Livre e Shopee, e o que o outro empreendimento faz é cuidar dessa venda das empresas terceirizadas.

Com certeza você já fez uma compra de uma empresa que utiliza o sistema Dropshipping. Os principais varejistas atualmente no mercado fazem justamente essa intermediação. Isso demonstra o quanto essa estratégia pode ser bem sucedida.

Como funciona o Dropshipping?

Agora você entenderá todo o funcionamento do dropshipping, as finalidades e funcionalidades de cada uma das empresas que se envolvem no processo de venda, começando na venda e finalizando na chegada do produto até o cliente.

1 – A VENDA

Primeiramente, no mercado online, é necessário expor os produtos para que a venda possa ocorrer. Por isso, a empresa responsável somente por essa etapa da venda e não do estoque e logística, pode dedicar-se a fazer boas campanhas de Marketing a fim de que mais pessoas visitem seu site e consumam, sendo benéfico para todos.

A partir do momento em que a venda foi efetuada, essa empresa entra em contato com a terceirizada, ou seja, o fornecedor, que cuida do restante. Nesse ponto é preciso fazer uma observação muito importante: A qualidade do serviço do fornecedor será definitiva para ambos os envolvidos.

Por isso, os terceirizados devem ser empreendimentos que entregam qualidade e eficiência, bem avaliados para que o destaque no mercado seja positivo.

2 – O PEDIDO CHEGA AO FORNECEDOR

Os dados da venda são então disponibilizados e a outra empresa começa a trabalhar, sendo responsável por todo o processo posterior. Isso quer dizer que é ela quem cuida do armazenamento, da estocagem e da distribuição.

3 – A DISTRIBUIÇÃO

Nesse momento, o produto é separado, embalado e a rota de transporte mais benéfica começa a ser feita até chegar ao comprador.

4 – CHEGADA ATÉ O CLIENTE

O cliente recebendo o que comprou em um curto tempo, sem nenhuma danificação do processo de entrega (é preciso pensar em como esse produto será embalado para não ter o risco) e atendendo às suas expectativas, poderá facilmente se tornar um cliente fidelizado.

Para que você tenha ainda mais conhecimento para aplicar essa metodologia em sua empresa, clique aqui para ler a parte 2 a respeito do Dropshipping!

Dropshipping 2 - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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