É comum que em meio a rotina de trabalho, a necessidade de cumprir tarefas em determinados espaços de tempo e a grande demanda faça com que os colaboradores percam a assertividade na realização das atividades. Portanto, é nesse momento que há a precisão de ativar e estimular o senso de urgência nesse time.
De maneira simplificada, o senso de urgência é o tempo em que cada pessoa leva para começar a executar uma ação, seja essa ação de grande, médio ou pequeno porte, como marcar uma reunião, fazer pagamentos, entregar relatórios de feedbacks e efetuar uma compra, por exemplo.
Essa atitude vinda dos colaboradores é essencial para atuação assertiva em todas as tarefas da empresa, não deixando que nenhuma fique para trás ou seja negligenciada.
Com isso, instigar essa urgência e necessidade de uma ação mais rápida, mas também sábia, dentro de todos os processos da empresa é o que pode ser o diferencial no mercado de trabalho frente às concorrências.
Isso porque quem chega primeiro com uma informação quente, quem cuida primeiro e melhor de um cliente e quem faz uma oferta indispensável no tempo é quem sai à frente.
Dessa forma, saiba mais sobre como tomar 5 atitudes para estimular esse senso de urgência na sua equipe e ambiente de trabalho:
5 atitudes para estimular o senso de urgência de forma assertiva
1. Estabeleça o prazo que cada atividade deve ser iniciada, finalizada e entregue
É evidente que apenas pontuar o que deve ser feito, mas isso não carregar um prazo de iniciação, finalização e entrega gerará um ambiente de procrastinação, pois se não há um tempo de conclusão, pode ser feito em qualquer hora.
Essa atitude em estabelecer um tempo irá criar um senso de urgência na equipe, a qual se organizará para entregar dentro do prazo estabelecido e essa organização consistirá desde o que deve ser feito no dia, quanto deve ser realizado no dia e até mesmo se é possível ser finalizada no tempo estipulado ou não.
Isso diminuirá os índices de tarefas acumuladas e que nunca foram entregues, melhorando o âmbito de trabalho e a excelência na entrega da empresa.
2. Observe a função de cada colaborador e delegue mais as tarefas
É normal que, a depender da profissionalização ou área de atuação que cada colaborador exerce, alguns funcionários sejam mais sobrecarregados que os outros, no entanto, isso pode comprometer o serviço final, pela grande exaustão e cansaço.
Por isso, observar a função de cada um, mensurar quem na empresa tenha a mesma aptidão, treinar essa pessoa e incluí-la a pequenos grupos que cuidam de cada área da empresa é fundamental para separação de tarefas e o sucesso na execução delas.
Delegar tarefas é essencial para que não gere um cenário de exaustão e tarefas mal finalizadas apenas para serem entregues.
3. Conheça e procure corrigir as insatisfações do time
Conforme o tempo passa e as equipes vão desempenhando a sua função, é natural que alguns pontos não saiam como o esperado e isso gera um senso de insatisfação que instiga o desânimo de realizar algumas tarefas.
Ter conhecimento dessas insatisfações pode ser acompanhada pelo seu despertar em reconhecer a hora de investir em treinamentos e cursos, em novas ferramentas de trabalho, entre outros.
Dessa forma, conhecer quais são eles e erradicar os que puder irá estimular o ânimo e vontade de desempenhar a função de cada um de maneira excelente.
4. Promova e monitore um ambiente agradável de trabalho
Não há nada pior que trabalhar em um local em que não há um “ar” agradável e amigável, pois isso só desestimula o colaborador a cooperar com o avanço da empresa.
Por isso, sempre tentar criar um espaço agradável entre os colaboradores com reuniões, confraternizações, rodas de conversas e dentre outras ações é fundamental para “quebrar esse gelo” que pode ser criado ao longo do tempo.
O senso de urgência é de grande importância para o pleno funcionamento do seu negócio. Por isso, observe o que deve ser ajustado e como isso deve ser feito para aprimorar todos os pontos da sua empresa.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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