Um mindset fixo pode ser limitante, sobretudo quando se trata de empreendimentos. Por isso, neste artigo apresentaremos a definição de mindset fixo, suas principais características e outros tópicos que devem ser mencionados, como a possibilidade de tornar-se um mindset de crescimento.
Afinal, o que é Mindset?
A Phd. Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, apresenta em seu livro, fruto de uma pesquisa feita por décadas, o quanto a mentalidade influencia na forma como alguém lida com os acontecimentos.
“O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado”
O que é um mindset fixo?
Quem apresenta um mindset fixo acredita que não é possível desenvolver novas habilidades e que você deve fazer aquilo que já é um talento nato, pois assim não há grandes possibilidades de se frustrar.
Essas pessoas não reagem bem diante de adversidades e acreditam que o esforço não deveria ser necessário e não gera boas mudanças, visto que fará apenas o que já nasceu com uma habilidade natural para fazer. Um mindset fixo é limitado e não se preocupa em buscar novos conhecimentos.
Quais são as características do mindset fixo?
- Não enfrenta os desafios. É um perfil que evita obstáculos e desiste fácil diante deles.
- Se a situação é difícil ele simplesmente desiste. Não é alguém que está habituado a persistir diante das dificuldades.
- Não busca desenvolver novas habilidades. Um mindset fixo acredita que habilidades e talento são coisas naturais e por isso não é preciso buscar adquirir.
- Quando um mindset fixo falha, ele prefere deixar de lado aquilo que estava fazendo, pois não lida bem com frustrações e errar, para ele, é um sinal de fraqueza.
- Não gosta de receber feedbacks. Um mindset fixo sempre leva os feedbacks para o lado pessoal e prefere ignorar as sugestões que são dadas.
- Não pede ajuda. Ele se sente ameaçado ao demonstrar alguma limitação e por isso prefere não pedir por ajuda.
- Não lida bem com o sucesso de outras pessoas. Uma pessoa com uma mentalidade estagnada enxerga tudo como uma grande competição em que ele precisa ser o melhor.
O que Carol S. Dweck fala sobre um mindset fixo?
A autora diz que “Acreditar que suas qualidades são imutáveis, cria a necessidade constante de provar a si mesmo o seu valor. Se você possui apenas uma quantidade limitada de inteligência, determinada personalidade e certo caráter moral, nesse caso terá de provar a si mesmo que essas doses são saudáveis.”
Como deixar de ser um mindset fixo?
Se você ainda tem um comportamento de mindset fixo, entenda algumas atitudes que podem te auxiliar a virar a chave e passar a ser um mindset de crescimento. Basicamente, um mindset de crescimento é alguém que busca melhorar e põe as adversidades como degraus para adquirir mais conhecimento.
Desse modo, é necessário pensar que erros podem ocorrer e sempre é possível aprender mais. Ter maturidade o suficiente para reconhecer que não se nasce sabendo tudo e dominando uma área, mas ao longo do tempo, aceitando receber ajuda e feedbacks, é possível se tornar referência.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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