O SDR ou Sales Development Representative (Representante de Desenvolvimento de Vendas) é mais um profissional que atua na pré-venda e desempenha um papel fundamental.
O SDR é o responsável por fazer a prospecção dos leads e verificar quais são mais qualificados para passar para a etapa de vendas. Adiante, vamos entender detalhadamente o papel que esse funcionário desempenha.
Qual a função do SDR?
O Sales Development Representative recebe a lista levantada pelo LDR ou Lead Development Representative, que inclusive já falamos anteriormente, e entra em contato com os leads para verificar as possibilidades de negócio.
Ao entrar em contato, o SDR verifica quais são as necessidades do cliente, seu perfil e outras informações para que compare com o que a empresa tem a oferecer, sua persona e o perfil de cliente ideal do empreendimento.
A partir disso, ele identifica se há potencial de venda entre esse lead e a empresa em questão, verificando essa compatibilidade. Ou seja, sua função é identificar em quais leads há um alto potencial de compra para que sejam passados para a etapa de vendas.
Prospecção e venda são a mesma coisa?
É necessário entender que prospeção não é a mesma coisa que venda, ela é uma forma de otimizar a etapa de vendas e ainda garantir que mais compras sejam efetuadas pelos leads.
Por isso, enquanto a equipe de pré-venda está voltada para o atendimento aos leads, captar informações muito importantes e visualizar quais são os leads verdadeiramente qualificados e que são passíveis de negociações.
O setor de vendas fica responsável por utilizar todas as informações levantadas para melhorar sua estratégia de persuasão, utilizando os argumentos capazes de convencer aquele cliente em potencial. Um setor depende do outro e desempenham funções distintas.
Por que o SDR é importante?
Então, o que acontece é que o Marketing pode conseguir captar muitos leads e, mesmo tendo um direcionamento, alguns podem não ter potencial para serem convertidos, e é nessa parte que a pré-venda atua.
O SDR faz justamente essa mediação entre todos os leads que chegam até a empresa e a etapa de vendas.
Quando o vendedor já tem um direcionamento e investe seu tempo em clientes com potencial de compra na empresa, tendo informações do que ele está buscando e já trazendo essas soluções, inclusive pensando em como se diferenciar da concorrência e qual a média de preço que o cliente visa, o número de vendas feitas torna-se muito maior.
Por que é preciso ter um perfil de cliente?
É essencial já ter um perfil de cliente definido como parâmetro e a partir dele verificar se esses leads são possíveis compradores na sua empresa, para que assim possa enviar para a equipe de vendas os com real chance de efetuar a compra.
Com o SDR atuando, o vendedor poderá focar em grandes oportunidades de venda, tendo mais tempo para se dedicar a essas pessoas, além de o processo de venda se tornar mais ágil e aumentar métricas importantes da empresa como o Ticket Médio.
Qual o perfil do SDR?
Um bom Sales Development Representative precisa ser muito comunicativo e desenvolto, pois ele terá que conversar com esses clientes em potencial e tentar apanhar o máximo possível de informações para que o processo da venda seja facilitado.
Além disso, o SDR precisa ter grande conhecimento sobre a empresa e o que ela oferece e assim entender quais soluções o negócio pode dar ao cliente. O ponto primordial é ser um bom ouvinte e que sua capacidade de dialogar garanta uma interação completa.
O SDR precisa instigar o cliente, gerando nele o interesse pelo produto, o que será muito positivo para a etapa de vendas, posteriormente.
Não deixe de acompanhar os próximos artigos e colocar em prática os conselhos dados.
Conheça o SULTS
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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