A avaliação 360 graus contribui para que, mais do que ter um bom relacionamento com toda sua equipe de trabalho, você possa entender qual imagem está passando para seus colegas e quais são os principais pontos que precisam de melhorias. Vejamos melhor como funciona essa ferramenta.
Basicamente, a avaliação 360 graus é uma forma de fazer com que o funcionário tenha um Feedback do trabalho que está realizando dos colegas de trabalho, sejam eles superiores ou subordinados. Com isso, é possível refletir e entender se você está fazendo realmente um bom serviço e está cumprindo com seus valores.
Como a Avaliação 360 graus funciona?
Toda a equipe é responsável por responder uma série de perguntas sobre os funcionários da empresa e até sobre si mesmo, fazendo uma autoanálise e refletindo, criticamente, a respeito do seu desempenho. Como todos realizam essa avaliação, esse sistema é mais justo, pois apresenta a opinião de pessoas que se localizam em diversas áreas da empresa e em diferentes escalas, dando de fato uma avaliação em 360 graus.
Vale ressaltar que essa avaliação acontece de forma anônima, então todos podem ser muito sinceros com relação ao que pensam sobre os demais, e por reunir todos os funcionários ela é bem coerente. Ao final do recolhimento dos formulários, um feedback geral sobre o empregado é criado e apresentado somente a ele.
Quais pontos importantes ela avalia?
Os pontos que serão avaliados podem ser adaptados para o seu negócio. São múltiplas as possibilidades. É possível avaliar como está o desempenho, se sua equipe é bem integrada e se comunica bem, possibilitando o desenvolvimento da sua empresa, avalia também se seu funcionário é maleável e toma as melhores decisões, visando o sucesso do empreendimento, além de saber perfeitamente se ele tem sido responsável com seu trabalho.
Diante disso, você terá uma visão completa da equipe que construiu e poderá pensar em formas de melhorá-la, com até mesmo cursos e treinamentos.
Quais as vantagens da Avaliação 360?
Sabendo de tudo que a Avaliação 360 graus pode verificar, a empresa e o funcionário saberão como seu trabalho é visto pelos demais, o que é também muito bom ter uma visão tão ampla e completa, podendo pensar juntos em formas de fazer suas atividades ainda melhor. Com isso, todos buscarão sempre melhorar e ainda terão uma rede de diálogo grande, uma vez que todos os funcionários estarão mais relacionados.
Além disso, teremos cada vez mais um melhor desempenho, executando tarefas em menor tempo e com a mesma qualidade ou até mesmo superior.
Quais são os modelos de Avaliação 360 graus?
- Modelo Enxuto: É um modelo menor e mais objetivo, com poucas possibilidades para resposta como: sempre, nunca e às vezes. É uma forma rápida e super prática de avaliar seus funcionários.
- Modelo Direto: A diferença desse modelo com o anterior é que ele possibilita mais respostas, podendo apresentar resultados mais concretos das perguntas feitas.
- Modelo Complexo: Esse modelo segue as três primeiras possibilidades de resposta, porém apresenta uma lista maior de perguntas levantadas, sendo ainda mais exato ao determinar o perfil e desempenho de cada um dos empregados.
Por que é importante implementar a Avaliação 360 graus na empresa?
Com tudo que já falamos por aqui, acho que você já sabe porque deve aderir a essa ferramenta, né?! Um ponto que falamos pouco, mas que merece um grande destaque é que, quando fazemos uma auto avaliação, refletimos sobre o direcionamento que temos dado para o nosso trabalho ao fazermos determinadas escolhas.
É primordial pensarmos onde queremos chegar no nosso trabalho e para isso executar sempre um trabalho de muita qualidade.
Mantenha sempre seus funcionários motivados e busque sempre formas de aprimorar as atividades, dando à sua equipe a oportunidade de crescer juntamente com sua empresa. Isso fará com que eles queiram sempre dar o seu melhor e se sintam responsáveis pelo seu negócio.
Conheça o SULTS
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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