Gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil, mas algumas informações podem direcionar esse trabalho. O ticket médio é um excelente parâmetro para saber como está indo sua empresa. Por isso, é preciso saber calculá-lo e entender sua funcionalidade.
Primeiramente, ticket médio nada mais é que o valor médio que um cliente costuma gastar na sua empresa, podendo ser mais alto ou mais baixo dependendo do tipo de produto oferecido.
É uma conta simples, você só precisa dividir o total gasto pelos seus clientes com compras, em um dado período de tempo, pela quantidade de compradores analisados. Com isso, você saberá o valor médio que seus clientes costumam deixar na sua empresa.
Ticket médio = Total gasto pelos seus clientes/ quantidade de compradores
Ao ter esse dado, será possível entender se você está tendo prejuízo, caso esteja tendo um gasto maior na venda daquele produto (levando em consideração o valor do produto e as contas agregadas como o salário dos funcionários, energia e frete) ou lucro, se, após retirar todos os custos, ainda houver um percentual disponível para você.
Após essa análise, você percebeu que está no prejuízo? Não se preocupe! Aqui, vamos te ensinar formas de melhorar seu ticket médio:
4 maneiras de melhorar o seu Ticket Médio:
Tenha clientes fidelizados: Conquistar novos clientes é extremamente importante, mas manter os clientes antigos e que já costumam comprar muito na sua empresa, é essencial. Faça com que esses clientes sintam-se parte do seu negócio e percebam a importância que você dá para cada um deles, focando em um atendimento mais personalizado.
Agregue valor ao seu produto: Por mais que seu produto tenha um valor baixo, invista em formas de agregar valor a ele. Um bom exemplo disso foi a Gourmetização de alimentos, podendo aumentar o seu valor por um produto semelhante.
Busque novos clientes: A captação de novos clientes é fundamental para aumentar o ticket médio da sua empresa. Invista em divulgação, sobretudo nas redes sociais. Busque resolver algum problema do seu possível cliente para que ele sinta a necessidade de obter o seu produto ou serviço.
Aumente o leque de produtos: Com cautela, uma boa estratégia também é ampliar a sua cartela de produtos ou serviços e, com o time de Marketing, trabalhar para criar no cliente o desejo e a sensação de necessidade desse novo produto.
Essa é, com certeza, uma métrica que fará toda diferença para você entender como sua empresa está caminhando e ainda te oportuniza expandir seu negócio e pensar em novas formas de obter lucro.
Sem essa informação, você estará no escuro e pode inclusive estar pensando que um produto está sendo lucrativo para você, porém, na prática, isso não está de fato acontecendo.
Para quem busca abrir seu primeiro negócio, é fundamental já ir pensando em um ticket médio viável para o desenvolvimento da sua empresa e o que você fará para que alcance esse valor desejado.
Vejamos um exemplo:
Imagine que você fez três vendas na semana:
- Uma de R$ 860,00
- A segunda de R$ 300,00
- E a terceira venda de R$ 540,00
Fazendo o cálculo temos que: 860,00 + 300,00 + 540,00 = 1700,00. Dividindo esse valor pela quantidade de vendas, temos que o ticket médio da semana foi de, aproximadamente, R$567,00. Isso significa que um cliente costuma gastar em média 500 reais a cada compra no seu negócio.
Lembre-se de fazer esse cálculo com todas as vendas do mês ou do período que você está analisando. Sabendo o ticket médio de cada ano, é possível perceber quais meses são mais lucrativos ou se alguma ação executada especificamente naquele mês ou ano foi rentável, lembrando sempre de abater os gastos embutidos.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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