Você ainda não sabe o que significa e para que serve a metodologia OKR? Então você está no lugar certo! Continue com a gente e entenda um pouco melhor como essa nova ferramenta de gestão revolucionou o mundo dos negócios e continua fazendo toda a diferença em pequenas, médias e grandes empresas.

Era uma vez, na década de 1970, diretamente do Vale do Silício, um cara muito inteligente, chamado Andrew Grove, até então presidente da Intel.  Na época, diante dos avanços tecnológicos e, consequentemente, das novas demandas que a Intel precisava atender, Grove aplicou a metodologia OKR (Objectives Key Results, Objetivos e resultados chave), que só foi divulgada com essa nomenclatura em seu livro “Administração de Alta Perfomance”, em 1997.

A partir da popularização do termo e do case de sucesso da própria Intel, várias outras empresas começaram a aplicar a OKR, comprovando ainda mais os benefícios e as vantagens dessa ferramenta no mundo corporativo. Um exemplo bastante famoso de aplicação da OKR é a empresa Google, que no ano de 1999 possuía 40 pessoas e hoje já tem  mais de 60 mil colaboradores, como conta o site Coblue.

Se você ainda está se perguntando sobre o que é a metodologia OKR na prática, a hora e entender tudo isso é agora: Objectives and Key Results diz respeito a um modelo de gestão baseado no estabelecimento de objetivos e pequenas metas consecutivas a fim de resolver problemas como alinhamento estratégico, fluxo de informação entre os departamentos do negócio etc.

Falando em fluxo de comunicação, um dos motivos que fazem o diferencial da OKR diante dos modelos tradicionais é a sua característica de comunicação e alinhamento que motiva o trabalho em equipe, garantindo a alta produtividade e a boa sintonia no ambiente de trabalho.

Enfim, a metodologia OKR permite simplificar quais são os objetivos principais do negócio, além de dispor de métricas fundamentais para a identificação e análise dos resultados obtidos. Esses “Objectives and Key Results” dão uma direção clara e parâmetros mensuráveis para a conquista dos números almejados.

Como funciona a metodologia OKR?

Vamos, então, partir da nomenclatura completa – Objectives and Key Results – para saber como funciona a metodologia OKR:

Objectives

Os objetivos vão direcionar as ações da empresa para aquilo que ela deseja alcançar: seja maior lucratividade, aumento da produção, tornar-se autoridade no mercado etc. É importante que cada objetivo seja formulado e informado a toda equipe a fim de garantir a sintonia e o engajamento dos colaboradores.

Key results

Podemos definir os key results como as metas menores que, ao serem atingidas dia após dia, aproximam a empresa de atingir o objetivo principal. Com isso, eles também servem de parâmetro para determinar o quanto já foi trilhado e o quanto ainda deve ser feito para o resultado final em questão.

Vejamos um exemplo da Rock Content do que seria o objetivo macro e as metas que contribuem para atingi-lo:

Objetivo: tornar-se autoridade no mercado.

  • Key Result 1: ranquear em 1º lugar no Google por meio de um bom SEO;
  • Key Result 2: alcançar 15 mil inscritos no YouTube e nas redes sociais;
  • Key Result 3: formar 3 parcerias de co-marketing bem-sucedidas;
  • Key Result 4: Aumentar em 60% o número de clientes que conheceram a empresa através de canais digitais.

Pois bem! Com o exemplo acima ficou bastante evidente que key results são metas que convergem para a realização do objetivo macro, que no caso é se tornar autoridade no mercado. Ok?

É muito importante também mensurar os dados obtidos por meio da aplicação da metodologia OKR, mas é preciso saber lidar com essas informações e ter muita cautela sobre como repassá-las aos seus colaboradores. Eles precisam ter em mente que a visualização das métricas contribui para a melhoria dos processos, para gerar um feedback sobre o trabalho que está sendo feito coletivamente. Escancarar os dados com a intenção de cobrança não faz bem à equipe. Tudo deve ser feito com muito respeito e diálogo.

Hoje nós conhecemos um pouco mais a metodologia que revolucionou diversas empresas ao redor do mundo: OKR. Falamos sobre o conceito e também sobre como acontece a aplicação da ferramenta no ambiente empresarial. Ficamos por aqui com uma dica de leitura super valiosa > Gestão de tarefas: definição, vantagens e como colocá-la em prática.

Até a próxima!

Metodologia OKR - blogpost SULTS 01

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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