Um franqueador ou franqueado, sabe que o sucesso de uma franquia depende de vários fatores. Como a qualidade dos produtos e serviços, o atendimento ao cliente, a gestão financeira, o marketing, entre outros.
Mas, como garantir que todos esses aspectos estejam alinhados com os padrões da rede e as expectativas do mercado?
A resposta é: usando checklists estratégicos.
Um checklist é uma lista de tarefas ou itens que devem ser verificados ou cumpridos em um determinado processo ou atividade. Sendo essencial para alcançar os objetivos e metas da franquia.
Seja em termos de qualidade, produtividade, rentabilidade, satisfação do cliente ou qualquer outro indicador relevante.
Neste artigo, vamos mostrar como os checklists estratégicos podem ser aplicados em franquias de beleza e bem-estar.
Já que é um dos segmentos que mais vem crescendo no mercado, de acordo com a revista Exame:
O segmento de saúde, beleza e bem-estar foi um dos que se destacaram nas franquias em 2022, com crescimento de 21,5% no faturamento do 4º trimestre comparado com o mesmo período de 2021, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Além disso, será apresentado como elaborá-los de maneira eficiente e quando aplicá-los. Confira abaixo!
- Por que usar checklists estratégicos em franquias de beleza e bem-estar?
- 5 dicas para elaborar checklists estratégicos em franquias de beleza e bem-estar
- Aplicação de checklist estratégicos para franquias de beleza e bem- estar através de um software
Por que usar checklists estratégicos em franquias de beleza e bem-estar?
As franquias de beleza e bem-estar são negócios que envolvem muitos processos e atividades.
Isso vai desde a escolha do ponto comercial, a contratação e treinamento dos profissionais, a compra e armazenamento dos produtos.
Também trata-se da realização dos serviços, do controle financeiro, do relacionamento com os clientes, até a divulgação da marca.
Cada uma dessas tarefas tem suas próprias normas, procedimentos e práticas que devem ser seguidas para garantir a qualidade e a padronização da rede.
Veja alguns exemplos do que um checklist estratégicos pode fazer em franquias de beleza e bem-estar:
- Organizar as rotinas e as responsabilidades de cada membro da equipe;
- Padronizar os procedimentos e evitar erros ou esquecimentos;
- Monitorar o desempenho e identificar pontos de melhoria;
- Aumentar a produtividade e a eficiência operacional;
- Reduzir custos e desperdícios;
- Garantir a conformidade com as normas legais e sanitárias;
- Melhorar a qualidade dos produtos e serviços;
- Aumentar a satisfação e a fidelização dos clientes;
- Fortalecer a imagem da marca no mercado.
5 dicas para elaborar checklists estratégicos em franquias de beleza e bem-estar
Entende-se que checklists fornecem uma estrutura para monitorar e aprimorar continuamente o desempenho de franquias.
Neste contexto, explorar a elaboração criteriosa mostra-se essencial para otimizar a qualidade dos serviços prestados e aos padrões exigentes do setor.
Então, para elaborar checklists estratégicos nesse segmento, é preciso seguir alguns passos:
1. Definir os objetivos e os indicadores de cada processo ou atividade
Por exemplo, se o objetivo é aumentar a qualidade dos serviços, os indicadores podem ser o número de reclamações ou elogios dos franqueados ou clientes, por exemplo.
Bem como o tempo médio de atendimento, o índice de retorno ou indicação deles.
2. Mapear os processos ou atividades que devem ser verificados ou cumpridos para alcançar os objetivos
Nesse caso, para aumentar a qualidade dos serviços, os processos ou atividades podem ser:
- Verificar o estado dos equipamentos e materiais;
- Higienizar as mãos, os instrumentos e as superfícies;
- Seguir os protocolos de cada serviço;
- Solicitar feedback;
- Registrar as informações no sistema;
3. Elaborar as perguntas ou itens que compõem o checklist
As perguntas ou itens devem ser claros, objetivos e mensuráveis.
Por exemplo:
- Os equipamentos estão funcionando corretamente?
- Esses produtos estão dentro do prazo de validade?
- Os profissionais usaram luvas e máscaras?
- Cliente foi bem recebido?
- O serviço foi realizado conforme o protocolo?
- O cliente ficou satisfeito com o resultado?
- As informações foram registradas no sistema?
4. Definir a frequência e o responsável pela aplicação do checklist
A frequência pode variar conforme o tipo de processo ou atividade. Por exemplo: diária, semanal, mensal, trimestral ou anual.
O responsável pode ser o próprio franqueado, gerente, supervisor ou um colaborador designado.
O importante é que o responsável tenha conhecimento e autoridade para verificar e cumprir os itens do checklist.
Enquanto análises financeiras ou avaliações de desempenho poderiam ser realizadas em intervalos mensais ou trimestrais em visitas de auditoria.
5. Registrar os resultados
O registro dos resultados da aplicação de checklist, é essencial para acompanhar o desempenho e tomar as ações corretivas ou preventivas necessárias.
No caso das franquias de Beleza e Bem-Estar, o registro dos resultados do checklist é ainda mais crucial. Uma vez que esse setor exige padrões rigorosos de higiene, qualidade e atendimento ao cliente.
Através da análise sistemática dos resultados registrados, os gestores da franquia identificam áreas que precisam de melhorias.
Assim, também, detectam tendências urgentes e tomam medidas para manter a excelência operacional.
Aplicação de checklist estratégicos para franquias de beleza e bem-estar através de um software
O checklist pode ser otimizado por meio de um software. Nesse sentido, as franquias de beleza e bem-estar, conseguem ter uma excelência operacional para seu sucesso.
Essa ferramenta auxilia na gestão das unidades, permitindo uma abordagem mais organizada, eficiente e orientada por dados, garantindo que cada unidade alcance seu potencial máximo.
Veja mais, abaixo!
Funcionamento do sistema de checklists estratégicos
Um sistema de checklist estratégico é uma ferramenta onde franqueadores conseguem criar e personalizar seus próprios modelos de checklist para cada unidade da franquia.
Isso permite a adaptação desta ferramenta de acordo com as necessidades específicas de cada local.
Garantindo que as melhores práticas, padrões de qualidade e requisitos de marca sejam rigorosamente seguidos.
Por exemplo, na questão de linhas de produtos para maquiagem, a checagem se os produtos estão dentro do prazo de validade.
Personalização
Os franqueadores podem criar múltiplos modelos de checklist, abrangendo desde a higiene e segurança do ambiente até a qualidade dos serviços prestados.
Com a possibilidade de adaptação contínua, esses modelos podem ser aprimorados à medida que novas práticas e padrões são desenvolvidos.
Isso garante que a experiência do cliente seja constantemente excepcional, independente da unidade escolhida.
Supervisão e ação
Os supervisores têm acesso a uma visão abrangente dos checklists respondidos, permitindo-lhes uma análise detalhada do desempenho de cada unidade.
A funcionalidade de tirar fotos, inserir comentários e criar planos de ação diretamente no sistema é um diferencial significativo.
Possibilitando a criação de estratégias eficazes para melhorias contínuas, pois no caso de produtos de skincare, por exemplo, o checklist pode abranger o armazenamento apropriado para eles.
Sendo especialmente importante para produtos sensíveis à luz, calor ou umidade. E essa supervisão adequada do estoque e o armazenamento correto garantem a qualidade dos itens.
No módulo Checklist do SULTS, por exemplo, todas essas funcionalidades estratégicas estão disponíveis.
Saiba mais neste artigo: Checklist SULTS: aumente a eficiência da franquia
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