A Páscoa está entre as melhores e mais promissoras épocas do ano para o comércio varejista.
Dados do portal Gente.Globo mostram que, neste primeiro semestre, 86% das pessoas entrevistadas pretendem comemorar a Páscoa de alguma forma – representando aumento de 12% comparado a 2022.
A mesma pesquisa mostrou que:
- 43% dos entrevistados pretendem se reunir na casa de familiares/amigos para o almoço de Páscoa;
- 37% pretendem preparar uma refeição especial em casa para a ocasião;
- 31% pretendem comprar itens de decoração para a Páscoa deste ano.
Resultados como esses apontam para um cenário favorável não só ao setor de alimentação, mas também para as lojas de departamento.
Resultados da Páscoa em anos anteriores
Recentemente o portal Superhiper Abras publicou dados de um estudo que revelou que a Páscoa em 2022 teve um aumento de 8,8% nas vendas em relação a 2021, o que gerou faturamento de R$6,5 bilhões ao e-commerce brasileiro.
Já em relação ao número de pedidos, o registro feito apontou alta de 10,6% em relação a 2021, totalizando 12,4 milhões de compras no e-commerce.
Assim como no e-commerce, o varejo físico também teve aumento nas vendas de Páscoa em 2022, na comparação com 2021.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é que os brasileiros tenham gastado cerca de R$ 2,1 bilhões no varejo.
No entanto, com o aumento no valor dos ovos de Páscoa, o consumidor preferiu itens menores ou outros tipos de chocolates para compensar os preços e não deixar a data passar em branco.
Comércio varejista: altas expectativas de vendas na Páscoa 2023
Em uma matéria para a CDL de Contagem, Ubiracy Fonsêca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) que:
A expectativa é de termos novamente uma Páscoa com continuidade de crescimento (em vendas).
Em 2023, foram colocados no mercado 440 itens de Páscoa pela indústria, sendo 163 lançamentos. O número de lançamentos é o maior desde 2015, quando a associação começou a contabilizá-lo.
Fonsêca afirma, ainda, que em razão da situação econômica, a indústria está oferecendo diferentes tamanhos (gramatura) de produtos e, consequentemente, preços diversificados.
Essa é uma das razões para o grande número de lançamentos neste ano. Há ainda a oferta de linhas que atendam pessoas com restrições alimentares.
É um recorde [de lançamentos] desde que começamos a medir, em 2015. É o ano em que estamos lançando mais itens.
Ubiracy Fonsêca – Presidente da Abicab
O presidente da Abicab em entrevista para o portal PEGN afirmou que, além de produtos veganos, zero açúcar e outras variações do gênero, a indústria está apostando em embalagens menores ou produtos variados, como tabletes recheados e bombons, que configuram como a famosa “lembrancinha” para quem não quer/não pode gastar muito.
Essa estratégia baseada em opções para diferentes tipos de bolso é inteligente, visto que um estudo da Neogrid afirma que apenas 2% dos consumidores estão dispostos a gastar mais de R$100 no produto.
Além disso, o preço é o pricipal fator de decisão, com 64% das respostas. Em seguida, estão sabor (51%), promoção (45%) e marca (41%). Por fim, 52% dos respondentes afirmaram que pretendem gastar entre R$ 11 e $39.
Mesmo com o ticket médio reduzido, a estimativa da CNC, é de que as vendas de produtos de Páscoa no varejo devem somar R$ 2,49 bilhões em 2023, o que representa crescimento real de 2,8%.
5 tendências para o comércio varejista ficar de olho nesta Páscoa
O portal Negócios SC aponta para 5 tendências que os varejistas e empreendedores devem ficar de olho na Páscoa deste ano. Confira quais são elas:
1. Crianças e jovens influenciam as compras
De acordo com uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, os mais jovens têm grande influência na escolha do presente de Páscoa.
Na data passada, filhos foram os principais presenteados (54,4%), enquanto sobrinhos (33%) e afilhados (14,4%) também apareciam na intenção de presentear dos brasileiros.
Então, para vender mais na Páscoa, é importante estar de olho nas tendências desse público.
Uma boa estratégia é acompanhar os conteúdos que eles consomem, os jogos que curtem, os influenciadores que acompanham e tudo que impacta essa faixa etária para compor um estoque interessante.
2. Ovos artesanais em alta
A Kantar IBOPE Media aponta que os ovos de chocolate artesanais representam quase metade do volume consumido na Páscoa.
Em 2023, a tendência é de alta na venda de ovos de chocolates em geral, mas os caseiros e encomendados devem ser destaque.
Três fatores contribuem para a procura de ovos artesanais neste ano:
- O menor preço médio por quilo na comparação com os industrializados;
- A diversidade de produtos para satisfazer mais gostos;
- A possibilidade de personalização.
3. Bom momento para os produtos saudáveis
A Páscoa movimenta o consumo de diversos alimentos e bebidas presentes na comemoração. Nesse aspecto, a busca por produtos mais saudáveis vem logo após a procura pelo sabor, segundo dados da Behup.
Essa tendência ressalta a importância de oferecer um mix de produtos capaz de abranger diferentes perfis de público.
Aí entram não só os ingredientes mais naturais, como opções sem açúcar, veganas e funcionais, como citamos no tópico anterior.
4. Sabores brasileiros
O Sebrae salienta a importância de trazer ingredientes tipicamente brasileiros para dar um sabor diferenciado à sua marca.
O localismo tornou-se uma forte tendência de consumo, aumentando o interesse por produtos com identidade local.
Alguns exemplos de opções incluem frutas tropicais, castanhas, café, paçoca e até temperos, como a pimenta.
5. Páscoa é muito mais que chocolate
As vendas na Páscoa são boas para o varejo porque movimentam muito além dos presentes.
Esse período influencia ainda o consumo de frutos do mar, massas, refrigerantes, sucos, vinhos, azeites e até mesmo itens de decoração.
De acordo com a Radar Scanntech, os itens que compõem a cesta de Páscoa representam 18% da cesta total de compras durante a semana de celebração.
Diante disso, os mais variados segmentos do varejo podem montar um mix de produtos para a Páscoa.
Investir em um marketing forte é essencial para os bons resultados nesta data comemorativa
Uma outra tendência que nunca sai de moda é a necessidade de criar estratégias de marketing que realmente atinjam os consumidores não só na Páscoa, mas em todas as datas comemorativas.
Muitos canais na internet dão algumas dicas de como devem ser realizadas as campanhas de Páscoa, como planejamento, pesquisas sobre a data, ser atrativa e ser omnichannel (ou seja, estar presente em todos os veículos de comunicação onde está o público).
Quando falamos sobre o franchising, além desses elementos, é necessária, também, a padronização das peças de marketing para o fortalecimento da marca em todo território no qual ela atua.
Já falamos aqui no blog sobre o marketing para franquias e algumas estratégias imperdíveis que podem ser aplicadas em diversos contextos de venda.
Além disso, outra ferramenta que contribui para a organização das campanhas temáticas e para a padronização dos layouts é a plataforma de marketing do SULTS.
Com esse brand center para customização de peças online, toda a rede consegue gerenciar os layouts com muito mais agilidade e transparência. Vale a pena conferir!
E aí, gostou deste artigo? Sem dúvidas, a Páscoa de 2023 promete excelentes resultados para o comércio varejista.
Continue aqui no blog e leia mais temas relacionados ao mundo dos negócios.