5 passos muito simples para melhorar os índices de turnover

Se a sua empresa enfrenta um problema grave com os altos índices de turnover, tenha a certeza de que os motivos não surgiram da noite para o dia e que também não dá para resolver todos imediatamente. Mas também não dá para ficar parado!

Será necessário um conjunto de ações para reverter o quadro ou eliminar de vez os riscos de ocorrência.

Por isso decidimos criar este artigo com 5 passos muito simples para melhorar os índices de turnover da sua empresa. Saiba quais são eles:

Melhorando os índices de turnover

Passo 1: Entender que tudo está interligado 

Por mais distante que pareçam estar, o cliente está – direta ou indiretamente – ligado aos funcionários da empresa. As dificuldades enfrentadas dentro da empresa influenciam totalmente em como os clientes recebem o produto ou serviço, ou seja, se houveram problemas mal solucionados anteriormente, isso irá refletir na entrega final para o cliente.

Melhorar a relação dentro da empresa vai muito além de apenas resolver os problemas pendentes. Engloba também ações preventivas para evitar algumas situações que veremos mais adiante nos próximos passos.

Passo 2: Dividir as demandas por sub setor

Na maioria das empresas, as tarefas são divididas e designadas em curtos prazos de tempo para o menor número de pessoas possível. Imagine o cenário em que um ou dois funcionários são desligados e os outros têm que assumir as demandas e compromissos dos que saíram. Essa defasagem prejudica o desempenho de todos e, como consequência, abaixa os índices líquidos da receita.

Para melhorar nesse passo, o ideal é que as demandas sejam sim divididas, mas que haja fiscalização e sempre disponibilidade de auxílio quando necessário, como estagiários e recém formados na área, para que assim as tarefas mais básicas sejam atendidas rapidamente. Caso persista a dificuldade, o ideal é pedir mais prazo para entrega da demanda.

Passo 3: Antecipar alguns processos

Quando pensamos em um novo funcionário, as despesas começam antes mesmo de ele ser admitido. O início se dá já nas despesas com a divulgação da(s) vaga(s). Alguns deles são impressão de material físico, panfletos, tráfego pago na internet e muito mais.

Também é um gasto o processo de seleção para a vaga. Algumas delas exigem apenas exames clínicos de aptidão para exercer a função, outras necessitam de exames laboratoriais e, dessa forma, aumentando a despesa com a seleção desse novo funcionário.

Outra parte que entra nessa despesa é a integração desse novo colaborador e seu treinamento para a função. É importante ressaltar que treinamentos são feitos periodicamente dependendo de cada empresa, mas um novo colaborador exige que ele acompanhe o setor em que está inserido. Logo, mais que um gasto, seu recém contratado exigirá tempo para a adaptação.

Para diminuir os gargalos de falha, o primeiro fator importante de se atentar é ter um critério de seleção do futuro funcionário bem definido e feito com bastante cautela, como exigir um determinado nível de conhecimento e teste de conhecimentos sobre a função que será exercida, um diploma ou até mesmo experiência na área. 

Também é válido passar por um período de testes para finalmente efetivar a contratação, assim é possível notar a adaptação do novo funcionário.

Passo 4: Uma baixa que não afete outros setores

É necessário levar em consideração também a forma como seu funcionário sai da empresa e quais os comentários ele fez nesse processo. Falas negativas e insatisfação podem gerar conflitos de produtividade dentro do ambiente de trabalho. Por consequência, não só a saída do antigo colaborador defasou a empresa, como possivelmente os demais que continuam baixando o rendimento.

O processo de saída da empresa deve ser o menos prejudicial possível para ambas as partes. Por isso, o RH é responsável por fazer com que as pendências e dificuldades antes do contrato ser quebrado sejam resolvidas e amenize a baixa. Entender que ela existe e que em algum momento acontecerá é o ponto de partida para prevenir maiores problemas.

Passo 5: Coletar opinião de seus funcionários

Por vezes os responsáveis de uma empresa não conseguem visualizar todos os problemas ou dificuldades enfrentadas por seus funcionários. Por isso, gerar questionários de satisfação dos colaboradores e coletar opinião individual a fim de aumentar os níveis de satisfação são importantes. Ao questionar o colaborador sobre suas visões, desejos e insatisfações, o RH consegue ter maior controle do que fazer e como prosseguir com cada caso para melhorar o ambiente de trabalho.

Dica Bônus: Premiar e recompensar seus colaboradores

Manter os funcionários motivados também é um ótimo impulsionador. A motivação não vem somente de aumentos salariais, mas também de prêmios de reconhecimento em cada setor, confraternizações periódicas para aumentar a proximidade entre os colaboradores, traçar planos de carreira e incentivá-los a continuar progredindo na empresa, e muito mais.

Viu? Por mais que o turnover traga preocupações, existem atitudes que devem ser adotadas desde o princípio da empresa para evitar desgastes no decorrer dos anos de operação. Ao adotar os passos que descrevemos acima, em breve os resultados serão notáveis.

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Sistema de gestão - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado, que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios da negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no nosso sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e etc.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos clientes SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Com o SULTS Chamados você pode obter e gerenciar todas essas respostas. O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. 

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empresário(a) e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Por isso criamos o Módulo Expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesApós o sucesso da negociação, é hora de iniciar o processo de implantação de mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser esclarecidas com o uso do SULTS. No módulo Implantação de Unidades, você pode enumerar e descrever todas as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem a média de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco VirtualSabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o Módulo Disco Virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosNo módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você pode gerenciar quem visualizou o seu recado e quem ainda não está por dentro da notícia, por exemplo. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, sem problemas! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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