O checklist para redes de moda (também conhecido como “lista de verificação”) é uma importante ferramenta para garantir a padronização do estabelecimento, proporcionando a melhor experiência possível ao cliente.
Essa lista verificadora pode oferecer uma série de benefícios, como a automatização de processos, a diminuição de erros, a agilidade à rotina de trabalho e o gerenciamento de todos processos que estão sendo executados em determinada unidade, além de otimizar as operações administrativas da empresa, facilitando também na análise de resultados e desenvolvimento de planos de ações.
No caso de redes de moda, o checklist pode ser utilizado para a verificação de diversas condutas durante o dia-a-dia da unidade. A seguir preparamos 5 dicas valiosas de como utilizar o checklist em redes de moda. Veja:
- Verifique a organização da vitrine, das araras e das prateleiras
A vitrine de loja é fundamental, pois muitas vezes é ela quem faz o primeiro contato físico com o cliente. Essa vitrine pode nos conquistar e nos convidar a entrar ou pode ser um sinal de alerta – “Não entre!”. Manequins mal vestidos ou sem roupa com certeza não é uma boa opção! Além disso, ir na arara/prateleira indicadora do tamanho G e encontrar apenas camisetas do tamanho P também não faz o menor sentido. Por isso utilizar o checklist para verificar todas essas questões é essencial. A experiência do cliente deve ser considerada em todas as etapas do processo. Todo detalhe faz diferença!
- Certifique-se de que a equipe está bem treinada
É loucura perguntarmos quem gosta de ser mal atendido, porque ABSOLUTAMENTE NINGUÉM gosta. Mais uma vez, vamos pensar nas nossas experiências enquanto clientes: pedir informação ao atendente e ele virar a cara, sair andando, fingiu que não ouviu é o fim da picada. Chegar no balcão de pagamento e não receber nem um “Oi” antes de entregar a grana também não agrega em nada! Com certeza uma equipe bem treinada, que sabe como atender bem o cliente, que se preocupa com a experiência dele, jamais faria algo assim. O problema não é não saber responder a dúvida, mas é não estar interessado em resolver o problema do consumidor.
- Garanta que a loja esteja limpa e bem decorada
Entrar em uma loja bem decorada, limpa, aconchegante, não tem preço! Logo de cara você se sente acolhido e feliz por estar naquele lugar. Todo o cuidado com o ambiente influencia positiva ou negativamente na visão que o cliente terá não só da loja, mas também de todos os serviços prestados. Então colocar esse item na lista de verificação também é muito necessário, ainda mais quando falamos em redes de franquia, por exemplo. Não dá para imaginar uma unidade do Starbucks sem aquele design moderno e tão bonito, mas mesmo que exista uma só loja assim, toda a imagem da rede franqueadora será prejudicada.
- Supervisione o abastecimento do estoque
Não adianta uma vitrine linda, um atendimento sensacional, a limpeza e a decoração impecáveis se não há produtos o suficiente para serem vendidos! Contra fatos não há argumentos. Nesse caso, o checklist pode e deve avaliar a forma como os produtos estão armazenados, se a temperatura do local está adequada para armazenas os produtos, se os produtos estão sendo entregues corretamente à unidade e quais os procedimentos de entrada e retirada de produtos que estão sendo utilizados, por exemplo.
- Assegure que as normas de segurança no trabalho estejam sendo respeitadas
Esse item é de suma importância, porque ele está diretamente relacionado com a segurança dos colaboradores e dos clientes também. Nesse tipo de verificação, pode ser avaliado se os produtos estão sendo armazenados corretamente, se há saídas e luzes de emergência, extintores de incêndio, alarmes, se os EPI’s estão sendo utilizados quando necessários e se há sinalização adequada indicando acessos restritos, entre outros. Tudo isso para prevenir acidentes de trabalho e outros danos aos consumidores.
#Dica bônus: Para todas as aplicações acima, um checklist online é a melhor opção. Além de poupar papel, o processo se torna automatizado e ajuda os consultores quando à otimização do tempo. Geralmente, o consultor de campo/auditor faz inspeções em diversas unidades em um só dia, correndo o risco de misturar ou até perder as informações obtidas. Com um sistema online qualificado, isso não acontece. O checklist pode ser criado e personalizado conforme às especificações da rede e todos os dados são armazenados em nuvem para geração de relatórios de análise. #xôpapelada
Se você ficou interessado(a) em conhecer o sistema descrito na dica bônus, continue a leitura e conheça o SULTS!
SULTS: Módulo Checklist para redes de moda
O SULTS é um sistema de gerenciamento especializado em redes de franquias, mas que também atende muito bem às demandas de redes de filiais, redes associativistas e redes de licenciamento. Atualmente atendemos diversos segmentos: Alimentação, Moda, Indústria, Supermercado, Beleza e Bem-estar, Material de Construção, Transporte e Logística, Loja de Departamento, Educação e Drogaria.
Trata-se de um software totalmente online, com mais de 15 módulos integrados e disponíveis para que você gerencie todos os processos e projetos envolvidos no cotidiano do seu negócio. Como no texto de hoje falamos sobre algumas das aplicações da lista de verificação nas redes de moda, conheceremos agora o Módulo Checklist do SULTS.
O Módulo Checklist permite a personalização da lista, bem como das opções de resposta (adicione texto, imagem, links etc.), o armazenamento das informações e arquivos recebidos na nuvem, a criação de planos de ação para as unidades e a geração de relatórios para análise de dados. Ele pode ser aplicado em situações como supervisão de loja, auditoria, consultoria de campo e inauguração de loja.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Se almeja visitas mais ágeis, checklists personalizáveis e o acompanhamento do progresso das unidades, o SULTS é a melhor opção do mercado.