5 dicas para padronização dos processos da sua rede

Fazer malabarismos para elevar o padrão de qualidade, desde a matriz até as pontas da rede, pode muitas vezes causar dor de cabeça. Se o seu negócio é voltado para o crescimento, suas filiais ou seus franqueados também serão e, nesse caso, a padronização dos processos se torna essencial. 

Certifique-se de ter os recursos e sistemas adequados para padronizar os processos da rede e garantir que o cliente da ponta esteja recebendo o mesmo tipo de serviço de qualidade em qualquer uma das filiais ou franquias.

Esta solução simples coloca sua rede de volta no controle e promove um processo de padronização de qualidade e ainda economiza tempo, dinheiro e estresse. 

Em contrapartida, é possível que uma rede se perca durante a padronização dos processos – seja para gerenciar ou atender o negócio. Isso é um problema, pois a rede pode ser prejudicada pela falta de qualidade nas pontas e pelas diferenças entre filiais ou de um franqueado para outro, por exemplo, resultando até na diminuição do número de clientes e/ou consumidores. Para que isso não aconteça com a sua rede, continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o assunto.

Quais os benefícios da Padronização?

  • Controle de Qualidade.
  • Facilidade de comunicação e repasse de conhecimento até a ponta.
  • Independência da ponta: por utilizarem manuais e treinamentos.
  • Melhora nos processos da rede: garantia de que o cliente da ponta receberá o mesmo tipo de serviço de qualidade em qualquer uma das filiais ou franquias.

Conheça 5 dicas para padronizar os processos de sua rede

O diferencial da rede é que ela oferece às pessoas um sistema, uma maneira única de operar que é padronizada e construída em torno de eficiências bem conhecidas e comprovadas pelo tempo.

A chave do sucesso é criar um modelo de negócios que seja fácil para seus franqueados seguirem. Vamos às dicas:

Defina um padrão replicável

Uma das maiores vantagens de controlar a qualidade das lojas é manter o padrão entre elas. Padrão de precificação, padrão de comportamento, padrão de atendimento, padrão de uma série de outros recursos que vão muito além do visual. 

Quando o gestor do negócio segue um padrão definido, a loja performa melhor, porque ela está replicando algo que funciona. Portanto, o padrão tem que ser muito bem definido para ser replicável. Você já deve ter visto padrões que, de fato, eram fantásticos, mas que precisavam de um conhecimento absurdo para replicar, ou seja, nada prático e funcional. Definir o padrão replicável é definir tudo que tem que ser feito, para se encaixar no que a rede previu e validou. Mantendo o padrão, o sucesso vem como resultado.

Alinhamento de branding

Na identidade visual da loja, todos os elementos formais têm que estar alinhados visualmente, de forma sistematizada com o nome, a ideia, o produto ou serviço. Todas as pessoas que irão visitar aquela franquia ou unidade da rede terão a mesma experiência, falando tanto em conceitos da parte visual (cores, logomarcas, personagens etc.), quanto em outros elementos que poderão ser identificados pelos consumidores através de imagens, slogans ou taglines. 

Criação de Manuais

Criar e disponibilizar manuais de fácil acesso para a ponta da sua rede facilita a capacitação e o acesso ao conhecimento para todos. Esses manuais são muito comuns em franquias, por exemplo, porque por meio deles os colaboradores encontram as instruções necessárias para a realização de cada processo, contribuindo também para a padronização da rede. Veja alguns exemplos:

  • Manual de Implantação: como o nome já diz, o manual de implantação é que conta tudo que o franqueado precisa saber para a implantação de uma loja;
  • Manual Operacional: esse é talvez o mais importante. É ele que vai identificar como o franqueado opera o negócio, como contratar um colaborador, qual o modelo de uniforme, que postura e diretrizes é preciso seguir para administração de sua loja diariamente. É através do manual operacional que o franqueado vai ter orientações sobre faturamento, sobre como alavancar seu negócio, como melhorar seus resultados, bem como informações sobre pagamento de royalts e todas as outras informações pertinentes à operação da unidade ou filial.
  • Manual de Marketing e Vendas: mostra como o franqueado deve passar a imagem da sua unidade, qual o tipo de divulgação é permitido ou não, como e quando funciona cada ação de marketing, qual é o funcionamento das vendas e uma série de regras e padrões que vão variar de rede para rede. No manual o franqueado pode contar ainda com todo o apoio de marketing para seu planejamento estratégico.
  • Manual de Administração e Controle: esse manual traz toda a informação de como gerenciar seu negócio, por meio dos dados e indicadores de sua loja, por exemplo.
  • Manual de Identidade Visual: nele consta toda a identidade visual da loja: fachada, logomarcas, mobiliário, ou seja, todo o design padronizado que deverá ser seguido.

Consultoria das Lojas

A consultoria tem como objetivo melhorar o desempenho da loja. Esse é o momento de identificar se os padrões estão sendo seguidos e, consequentemente, se a performance da loja é satisfatória ou não. Por exemplo, se a loja não está vendendo produto no preço sugerido ela vai perder resultado e provavelmente o seu desempenho não será o mesmo de outro estabelecimento que cumpre o combinado.

Auditoria das Lojas

Durante a visita à loja para a auditoria, são auditados aspectos físicos, gerenciais e de marketing. É feita uma checagem geral para saber se realmente a loja está seguindo os padrões da rede. Hoje, nas redes que tem mais tempo de mercado, de modo geral, as ações estão mais focadas na consultoria que na auditoria, porque o intuito é aprimorar a performance da loja.

Por fim, os treinamentos acontecem tanto no formato online, quanto no presencial. É importante que todo novo funcionário, assim como toda a equipe da loja do franqueado sejam treinados, para que não haja dúvidas sobre como operar o negócio.

Seu relacionamento com seus franqueados não termina quando você assina o contrato de franquia. É de seu interesse ajudá-los a ter sucesso. Certifique-se de que o sistema de padrão de qualidade esteja configurado para apoiar o crescimento de toda a rede.

 

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SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

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Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

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