Um dos maiores desafios dos gestores nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, é manter as equipes motivadas.
Hoje o cenário do mercado de trabalho não é dos melhores: incertezas, fragilidades e a alta competitividade assolando a porta dos empreendedores.
Tudo isso pode ficar ainda mais complicado quando os seus colaboradores são afetados pelo desânimo e não performam de melhor maneira possível, diminuindo a qualidade dos serviços prestados.
Então, como manter as equipes motivadas?
Pois bem, vamos às dicas que vão te ajudar a promover a motivação no escritório. Veja:
1. Mantenha os colaboradores engajados com o objetivo da empresa
Quando o colaborador se sente parte do negócio e sente que o seu trabalho é valorizado na companhia, ele está também motivado a crescer junto à equipe.
Nesse sentido, ele compartilha dos mesmos valores, da mesma missão e da mesma visão do negócio, contribuindo para o seu sucesso profissional e para o sucesso da empresa.
2. Incentive a autonomia dos seus colaboradores
O colaborador autônomo tem confiança em seu trabalho (porque sabe que o executa da melhor forma possível) e consegue tomar decisões e fazer sugestões que correspondem às metas da empresa.
É importante ressaltar que a empresa deve investir em uma estrutura que prepare os colaboradores para serem realmente autônomos. Um exemplo de investimento são os treinamentos técnicos e gerenciais.
3. Invista no desenvolvimento profissional das equipes
É preciso manter as equipes atualizadas para que elas exerçam suas funções com excelência e de acordo com o que há de mais novos no mercado.
Como citamos no tópico dois, os treinamentos são muito importantes tanto para manter os colaboradores motivados, quanto para garantir a atualização dos processos empresariais.
4. Forneça feedbacks para as equipes
Ao entrar em uma empresa, o colaborador já espera ser cobrado por resultados. Mas não é só de cobrança que se vive! Os gestores devem fornecer feedbacks regularmente para que as equipes saibam onde podem melhorar.
Os elogios e as críticas construtivas serão um “gás” para que os colaboradores percebam que o seu trabalho é importante e que eles têm o apoio dos gestores.
5. Valorize o seu time!
Demonstre aos colaboradores como eles são importantes para a empresa.
Isso pode ser demonstrado por aumentos de salário, pela promoção de confraternizações, pelos mimos (presentinhos comemorativos) ou simplesmente por um momento de conversa descontraída.
E aí, qual dessas dicas você já coloca em prática na sua empresa?
Ficou bastante evidente que manter as equipes motivadas é uma das tarefas mais difíceis para os gestores, mas também mais vantajosas para o bom desempenho do negócio.
Por hoje é só, mas continue com a gente >>> Intraempreendedorismo: da teoria à prática
Até logo!
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.