5 dicas infalíveis de otimização do marketing para franquias

Para que uma rede de franquias cresça exponencialmente é necessário tanto a gerência de qualidade, quanto as ações de marketing que a tornam conhecida e respeitada no mercado. As franquias realizam ações de comunicação e marketing como qualquer outro negócio, visando padronizar a comunicação, a linguagem, a aplicação da logomarca e auxiliar os franqueados. O marketing pode ser visto como um conjunto de práticas para detectar necessidades e criar oportunidades, sendo uma atividade essencial num cenário, cada vez mais, competitivo e desafiador.

Conforme o especialista em franquias e diretor da Anewton Franchising Lucien Newton, entre os variados pilares que compõem o franchising, quatro são especialmente relevantes: relacionamento, know-how, tecnologia e marketing, com todo o mix de comunicação. Sendo assim, franqueado e franqueadores precisam trabalhar juntos para que a verba seja bem aplicada e revertida em resultados para marca nas esferas local e nacional.

De modo geral, as franquias possuem dois tipos de ações de marketing: o institucional, que envolve a marca e possui recursos através dos Fundo de Marketing. O outro é o marketing local, que são ações para atrair clientes e estimular vendas. Ambos serão de suma importância para o fortalecimento da marca dentro do mercado e para a padronização da comunicação interna e externa (entre empresa e clientes). Essa padronização abrange desde a definição da paleta de cores até a decoração dos estabelecimentos, por exemplo.

Durante a definição da estrutura do marketing de uma rede de franquias é muito importante que franqueadores e franqueados estejam engajados, afinal de contas, se a rede vai bem, todos ganham! Se você é franqueador, promova encontros, webinars e seminários para unir todos, com o objetivo de discutir sobre como atrair mais clientes e coletar novas ideias para o negócio. Se você é franqueado, faça o favor de marcar presença nesses eventos proporcionados.

Quanto maior for o engajamento dos franqueados, automaticamente maior será a performance geral da franquia. Pessoas motivadas sempre abraçam a ideia e vestem a camisa da empresa.

Finalmente: 5 dicas infalíveis de otimização do marketing para franquias

1. Analise as condutas atuais: Antes de tomar qualquer decisão e/ou propor qualquer estratégia é preciso analisar e identificar quais são os objetivos da rede que o marketing será responsável por alcançar. É importante observar os processos atuais da organização e ponderar sobre quais funcionam e proporcionam o retorno esperado e quais precisam ser reformulados. A partir desta reflexão a tomada de decisão tende a ser o mais assertiva possível.

2. Sintonize a sua equipe: O seu time de marketing precisa ter conhecimento dos dados analíticos levantados na primeira fase e, mais do que isso, ele deve ajudar no levantamento e na análise desses dados. Com isso todos saberão o que deve ser feito, tendo em vista os novos objetivos traçados.

3. Garanta acessibilidade aos acessórios da marca: Considerando que a padronização da comunicação de modo geral é o principal objetivo do marketing dentro de uma rede de franquias, é muito importante destinar algum local de acesso fácil para todos os colaboradores e franqueados cuja finalidade é disponibilizar acessórios da marca, como logo, slogan, paleta de cores, mascote caso haja) etc.

4. Invista na sua comunicação: Como dissemos anteriormente, a comunicação entre franqueador e franqueado é essencial para a padronização e para a solidez da marca no mercado. Então, investir em eventos, encontros, workshops e demais ocasiões formativas que envolvam a aquisição de conhecimento acerca de estratégias de marketing é uma ótima oportunidade de agregar aprendizado ao time e garantir uma boa relação entre os colaboradores.

5. Contrate um software de gestão com módulo de marketing: Existem diversos softwares de gestão para redes de franquias no mercado com módulos focados em CRM de vendas, implantação de novas unidades, compras etc. E alguns deles também disponibilizam um módulo especial às ações e criações de marketing capaz de suprir as necessidades descritas nas dicas 3 e 4, além de necessidades específicas de cada rede. O SULTS é um desses sistemas completos e por isso trouxemos um tópico exclusivo sobre ele. Veja abaixo!

SULTS Módulo de Marketing para franquias

SULTS – Módulo Marketing

SULTS é um software de gestão especializado em redes de franquias e que também atende muito bem às necessidades de gerenciamento de filiais, associações e redes de licenciamento. Por meio de mais de 15 módulos integrados, o SULTS oferece tudo que você precisa para gerenciar ações de marketing, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia-a-dia no ambiente de trabalho.

Como já adiantamos no tópico anterior, o Módulo Marketing do SULTS atende muito bem às demandas de comunicação das redes que atendemos. É, sem dúvidas, um dos módulos mais elogiados do nosso sistema, porque com ele a rede consegue disponibilizar peças online pré-estabelecidas e com campos de texto editáveis para que cada franqueado coloque as informações específicas de suas unidades, como telefones, endereços e muito mais!

Depois de finalizar a edição, basta salvar a arte em pdf para impressão ou em jpeg/png para uso nas mídias digitais, garantindo a padronização da rede e a qualidade das artes. De fato, esta é uma ferramenta essencial à rotina de grandes e pequenos negócios que buscam autoridade para suas marcas.

Ao utilizar o SULTS, melhor e mais completo sistema de gerenciamento do mercado, você garante de quebra a agilidade no gerenciamento, a padronização dos processos e engajamento dos colaboradores de um só vez. Vem pro SULTS!

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