3 Indicadores de qualidade essenciais: fique de olho!

Antes de revelarmos quais são os 3 indicadores de qualidade essenciais à empresa, vamos entender o que este conceito significa, combinado?

Os indicadores de qualidade (IQ) são ferramentas que mostram se o serviço/produto está em conformidade com os padrões de qualidade do negócio. No momento da análise desses indicadores, os gestores levam em consideração não só se o produto atende ao limite mínimo aceitável de desempenho, mas, principalmente, se ele consegue superar as expectativas do cliente.

Como dissemos, os IQ’s são utilizados para medir e acompanhar o desempenho de uma empresa e também representam um dos principais tipos de indicadores de desempenho de processos (KPIs). Cada um dos tipos de indicadores são fundamentais para pontar os próximos passos que o negócio deverá tomar para continuar crescendo exponencialmente.

Muito provavelmente, ao falarmos de indicadores de qualidade também veio a sua mente o controle de qualidade. Isso é um ponto positivo, porque ambos estão conectados. Grosso modo, é o controle de qualidade da sua empresa que vai garantir que o cliente sempre elogie o produto e, mais do que isso, que ele goste tanto que queira continuar fazendo negócios e/ou renovando o contrato. E como ter a certeza de que sua empresa atende a esse controle? Analisando os indicadores do controle de qualidade, uai!

Resumindo, os IQ’s são tão importantes que servem para o monitoramento de resultados, para orientar tomadas de decisão, para fornecer métricas que identificam o atingimento de metas; para ajudar a identificar o que precisa aprimorado, para promover a melhoria contínua, para e diversas outras vantagens que só você conseguirá mapear a partir da sua própria experiência como gestor de uma empresa de sucesso.

Então, vamos ao que nos interessa neste post:

3 indicadores de qualidade - SULTS

3 indicadores de qualidade essenciais à sua empresa

  1. Indicador de eficiência

Esse indicador é responsável por medir a produtividade, que está ligada à utilização de recursos como espaço, ferramentas, mão de obra, insumos, técnicas de gerenciamento, meio de transporte interno e externo, informatização, horário de trabalho etc.

Os indicadores de eficiência servem para medir o custo ou a produtividade associada a um determinado resultado. Ao medir o que se passa no interior dos processos e atividades os gestores conseguem melhor identificar os problemas. Como resultado, agem prontamente para prevenir que tragam prejuízos à empresa e aos clientes.

De modo geral, os indicadores de eficiência têm a ver com a redução de custo.

  1. Indicador de eficácia

A eficácia é o sucesso na realização de um objetivo. Ela mede o grau de atingimento dos resultados. Sendo assim, indicadores de eficácia têm foco no produto e no resultado obtido, ou seja, estão diretamente relacionados à satisfação dos clientes. Justamente por isso é que se relacionam mais com questões como atendimento, satisfação, pontualidade, confiabilidade etc. Para exemplificar esse tipo de indicador, temos a porcentagem de reclamação de clientes; a durabilidade do produto; a rapidez na conclusão de um chamado; a confiabilidade do produto, serviço ou equipe; o desempenho do produto ou serviço ou equipe. Diferentemente do indicador acima, o indicador de eficácia está diretamente relacionado ao aumento de lucro.

#BÔNUS: Você poderá encontrar em outras fontes de pesquisa um indicador chamado “Indicador de efetividade” e ele representa a junção dos indicadores de eficiência e eficácia.

  1. Indicador de atendimento

Entre os indicadores de qualidade, este é o que mostrará se a sua empresa está realmente cumprindo o que foi prometido ao cliente. Nós aqui da SULTS sabemos muito bem disso! Um fator muito importante e necessário é o acompanhamento do sucesso do cliente, que é feito pelos nossos analistas de sucesso. A partir dessa prática, conseguimos corrigir falhas e garantir que os nossos clientes atinjam seus objetivos com a nossa plataforma.

Você já deve ter ouvido falar que o melhor índice de satisfação é o boca-a-boca, também chamado de divulgação espontânea. E é isso mesmo! Monitorando esse indicador você saberá se a sua marca possui clientes que a divulgam por aí, porque sabe da qualidade do serviço prestado. Então, FIQUE DE OLHO!

Continue com a gente! Aí vai uma indicação de leiura >A importância do controle de qualidade para o sucesso das franquias

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